O tempo para quinta-feira e fim de semana.

Esta quinta-feira está sob a influência de um anticiclone, ou seja, uma massa de ar mais e seca. Está mesma massa trouxe ontem, um dia com o predomínio do sol, mas também baixou a umidade relativa do ar a níveis baixos. Ontem em Itajaí, desde a manhã e até a noite a umidade variou entre 19 a 55%. O período mais baixo foi à tarde. A umidade baixa do ar traz alguns riscos para saúde, como desidratação, acentua os sintomas de quem sofre de asma, renite e etc., bem como deixa nariz, olhos e boca secos. Numa situação mais prolongada traria risco aos mananciais e riscos de incêndio. A tendência para hoje é do aumento da umidade relativa do ar. Para a região de Itajaí a média histórica é acima de 85%, que também não é bom para o conforto ambiental, principalmente pela proliferação de fungos, nosso mofo.

Esta manhã começou com um friozinho no estado, devido esta massa de ar. No oeste e meio oeste a temperatura ficou entre 2/8°C, no planalto entre 2/6°C e no litoral entre 8/15°C. Em Camboriú a mínima foi de 11,2°C e em Itajaí foi de 8,5°C.

Hoje predomina o sol com algumas nuvens. Na sexta-feira e fim de semana teremos a presença da nebulosidade. O sol aparece, mas com bastante variação na cobertura de nuvens, ora menos, ora quase encoberto. Esta condição se dará por causa da circulação marítima, assim teremos condições de nevoeiros e também chuva isolada no domingo. As temperaturas mínimas ficarão entre 15/17°C e máximas entre 24/27°C para o fim de semana.

Observe a imagem de satélite deste início de manhã, nebulosidade esparsa em Santa Catarina.

Imagem do satélite GOES 13/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia 15/09/2016 – Hora local: 05:45 – Sul do Brasil. Fonte: RAMSDIS Online - Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmospere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.
Imagem do satélite GOES 13/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia 15/09/2016 – Hora local: 05:45 – Sul do Brasil.
Fonte: RAMSDIS Online – Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmospere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.

Em nossas praias ondas entre nordeste e leste com até meio metro e algumas séries maiores. O mar volta a ficar agitado no início da próxima semana com ondas de sudeste com até 1,5 metros.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s