Período chuvoso.

A primavera começou ontem às 23 horas e 29 minutos (veja no post anterior) e seus primeiros dias e final de setembro serão chuvosos. Os modelos atuais indicam totais de chuva de 90 a 120 mm até o fim de setembro. Já choveu 57% da média histórica nesse mês, e assim com os totais previstos, teremos chuva acima da média histórica para Setembro.

Hoje teremos sol entre nuvens. Ocorreram chuviscos na madrugada. A temperatura mínima em Itajaí foi de 13,8°C e a máxima para a região ficará em 23/24°C. Observe a imagem de satélite desse início de dia a nebulosidade concentrada entre o litoral central, norte e o meio oeste catarinense.

Na quarta-feira áreas de instabilidades associadas a aproximação de uma frente fria deixarão o tempo instável. Assim dessa quarta-feira até o domingo teremos o predomínio da nebulosidade, algumas aberturas de sol, pancadas de chuva e trovoada isolada (totais de até 70 mm). A temperatura não sobe muito com média entre 16/17°C de mínima e máxima de 21/22°C com exceção de sexta-feira que será abafada com 16/26°C.

Os ventos serão variáveis entre noroeste/nordeste e sudoeste/sudeste, mas com intensidade fraca à moderada com rajadas mais fortes (entre 30 a 40 km/h).

No mar ondas de sudeste girando para leste para hoje com até meio metro. De quarta até sexta-feira ondas entre leste e nordeste com até meio metro e algumas séries maiores. No fim de semana muda novamente para o sudeste.

Imagem do satélite GOES 13/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia 23/09/2014 – Hora local: 05:40 – Sul do Brasil
Imagem do satélite GOES 13/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia 23/09/2014 – Hora local: 05:40 – Sul do Brasil

Fonte: RAMSDIS Online – Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmosphere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s