Um anticiclone junto ao Uruguai e Rio Grande do Sul facilitando a circulação marítima no litoral associado a áreas de instabilidade estarão atuando nessa sexta-feira e final de semana. Observe a imagem de satélite desse início de dia a nebulosidade presente entre o litoral e planalto. Para o sábado não muda muito as condições do tempo, mas no domingo teremos o predomínio de áreas de instabilidade com chuva.
Nessa sexta-feira e sábado teremos a presença da nebulosidade com maiores aberturas de sol, principalmente no sábado. Chance de chuva fraca isolada. No domingo com a atuação de áreas de instabilidade o céu terá muitas nuvens com chuva mais significativa (em torno de 25 mm).
A temperatura não sobe muito nesse período, ficando entre 16/20°C. Vento variando entre as direções sudeste e nordeste com intensidade fraca à suave. Rajadas mais fortes nessa sexta-feira com até 45 km/h.
Em nossas praias ondas entre sudeste e leste nessa sexta-feira e sábado. No domingo a direção muda para leste com altura de 1 metro e algumas séries maiores. Essa tendência continuará para a próxima semana.
Fora da costa mar agitado com ondas entre 3 a 3,5 metros para sexta-feira e sábado e no domingo entre 2,5 a 3 metros. Sugere-se cautela na navegação e restrição para embarcações de pequeno porte.
Para a próxima semana o tempo terá nebulosidade variável com maiores aberturas de sol e chuva ocasional, mas de forma fraca e pontual. Os modelos atuais apontam para totais de chuva para os próximos 10 dias em torno de 40 mm.

Fonte: RAMSDIS Online – Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmosphere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.
