O que esperar do nosso outono?

O outono climatológico começou junto com o mês de março. Hoje às 7h29min. começou o outono astronômico com seu equinócio, ou seja, noite e dia com mesma duração. A primeira metade do outono tem cara de verão, a segunda cara de inverno, pois é uma estação de transição. Até o fim dessa estação estaremos com neutralidade climatológica com viés de baixa, ou seja, nem El Niño, nem La Niña. Essa condição permanecerá até o fim do ano, mas com viés de alta a partir de julho(observe a figura).

Figura: Gráfico da probabilidade para ENSO (El Niño Oscilação Sul). Fonte: International Research Institute for Climate and Society, Earth Institute, Columbia University, EUA.

Os modelos internacionais e nacionais apontam por consenso chuvas abaixo da média (chance em torno de 40%) para os meses de abril e maio. Para junho chuvas na média. Contudo vale ressaltar que a previsão para o verão era idêntica. Quando temos neutralidade as chances de variações temporais e espaciais são maiores, como ocorreu no verão. Contribui para isso também as temperaturas acima da média para o oceano Atlântico, que facilitam as chuvas convectivas (provocadas pelo calor). Em Itajaí tivemos precipitações abaixo da média nos meses de dezembro, fevereiro e por enquanto para março. Só o mês de janeiro foi acima da média. Contudo houve irregularidades espaciais nesse verão, onde choveu bem acima da média em Itapema e Camboriú, por exemplo. As médias de chuva para Itajaí no trimestre abril/maio/junho são de 124, 113 e 104 mm respectivamente.

As temperaturas devem ficar na média histórica e um pouco acima. O comportamento das temperaturas máximas para esse trimestre são de 27, 24 e 22°C e das mínimas em 18, 15 e 13°C.

Lembrando também que as frentes frias chegam com maior facilidade, e aumenta as chances para ciclones extratropicais.

Hoje uma frente fria desloca-se em direção a região sudeste. Ontem tínhamos áreas de instabilidade e a aproximação dessa frente fria. Com essas condições fez calor de 34,8°C com índice de calor de 47°C em Itajaí. Em Camboriú a sensação de calor chegou aos 50°C.

Continuaremos até o fim de semana com muitas nuvens, aberturas de sol e condições de chuva ocasional. Chance de trovoada para hoje, sábado e domingo. As temperaturas ficarão entre 19/30°C.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s