Áreas de instabilidade já atuam sobre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul. Essas mesmas áreas se intensificarão e formarão uma nova frente fria que se deslocará pelo sul do país, passando por Santa Catarina, entre o sábado e o domingo. Esse sistema trará chuva e trovoada isolada, e deixará o fim de semana instável. Observe a imagem de satélite desse início de dia áreas de instabilidade no estado gaúcho, e nebulosidade entre o planalto e o litoral, devido a circulação marítima.

Nessa quinta e sexta-feira teremos sol com variação na cobertura de nuvens. Nada diferente de ontem, com muitas nuvens no início do dia, inclusive com chuvisco isolado, o que já ocorreu hoje, e depois sol com algumas nuvens.
Para sábado e domingo o predomínio será das nuvens com chuva a qualquer momento. Chance de trovoada isolada. Espera-se volumes mais significativos, acima de 20 mm.
O tempo melhorará a partir de segunda-feira com um pouco mais de frio, mas superior aos 10°C, ou seja, mais quente que essa semana.
As temperaturas mínimas até o fim de semana ficarão entre 15/16°C e as máximas entre 21/28°C. Vento de noroeste e nordeste para hoje e parte de amanhã. Para noite de sexta-feira e fim de semana das direções sudoeste e sudeste. Rajadas mais fortes no domingo por causa da passagem da frente fria.
Em nossas praias ondas de leste com até 1 metro. Para parte de segunda, terça e quarta-feira espera-se séries maiores.
Fora da costa mar agitado a partir da noite de domingo, ficando assim até quarta-feira. Ondas entre 2,5 a 3,5 metros. Situação de cautela para embarcações de pequeno porte.