Frente fria avança pela região sul. O calor continuará. E a chuva?

Observe imagem de satélite dessa manhã o avanço de uma frente fria pela região sul do país. No sábado nova frente fria se deslocará em direção ao estado associada a áreas de instabilidade.

Condições de pancadas de chuva com trovoada isolada a partir do final da tarde de hoje. Para amanhã e sexta-feira sol com variação na cobertura de nuvens e pancadas de chuva rápidas devido ao calor. No sábado chance de pancadas de chuva com trovoada ao final da tarde/noite. No domingo teremos sol com pancadas de chuva, especialmente à noite com trovoada.

O calor continuará com máximas entre 28/33°C. Em nossas praias ondas de leste com alguma variação para nordeste com meio metro.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Visível – dia 12/12/2018 – Hora local: 10:30 – Sul do Brasil.  Fonte: RAMSDIS Online – Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmospere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.

E a chuva?

Estamos com chuva abaixo da média histórica desde abril do corrente ano (dados da estação meteorológica do INMET situada no bairro Itaipava em Itajaí). Alguns meses bem abaixo como abril (25% do esperado) e julho (15%). Outros próximos como outubro (97% do esperado) e novembro (72%). Nesse mês de dezembro, por enquanto, somente 3,5% do esperado. Os atuais modelos, mas sem consenso, apontam para uma recuperação nos próximos 10 dias. Alguns indicam até 60 mm, outros menos, entorno de 20 mm. Os maiores volumes são aguardados entre segunda e terça-feira, depois somente pancadas de chuva rápidas. Dá uma pequena folga, mas não resolve muito, porque continuaremos com calor, e assim, maior evaporação nos mananciais e consumo da população. Vamos observando, enquanto isso, devemos economizar.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s