O verão começa hoje com pancadas de chuva e trovoada.

Primeiro o tempo para o fim de semana e natal. Hoje áreas de instabilidade vindas pelo interior formarão um sistema de baixa pressão. Esse sistema se intensificará e formará uma nova frente fria sobre o oceano na madrugada desse sábado. Assim essa sexta-feira terá sol acompanhado de nuvens com pancadas de chuva e trovoada a partir do final da tarde. Essa condição se repetirá no sábado. Para esses dois dias espera-se volumes maiores, que somados com as chuvas de quarta e quinta-feira, amenizará a estiagem ao menos para as festas de fim de ano. Para domingo, segunda e terça-feira teremos muitas nuvens, algumas aberturas de sol e chuva fraca ocasional. Faz calor hoje e amanhã com máximas de até 34°C. A partir de domingo o calor dará uma trégua. Teremos mínimas entre 19/22°C e máximas entre 24/26°C. Em nossas praias ondas de leste com até meio metro. Observe a imagem de satélite desse início de manhã fortes áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Visível – dia 21/12/2018 – Hora local: 07:00 – Sul do Brasil. Fonte: RAMSDIS Online – Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmospere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.

O verão 2018/2019.

O verão astronômico começa hoje às 20 horas e 23 minutos, ou seja, nosso solstício de verão onde estaremos mais inclinados ao sol, e assim teremos o dia mais longo do ano. O verão climatológico já começou com o mês de dezembro e sobre a influência de El Niño fraco. O mesmo ficará conosco no mínimo até abril, ou seja, até o outono (figuras 1 e 2). Lembrando que o El Niño é um fenômeno oceano-atmosférico caracterizado pelo aquecimento anormal do Oceano Pacífico Tropical.

Figura 1: Modelo de probabilidade de El Niño – IRI ENSO. Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University – EUA.
Figura 2: Temperatura da superfície do mar. Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University – EUA.

O verão é caracterizado pelas altas temperaturas e pelos maiores volumes de chuva.

A média das temperaturas mínimas é de 21°C, 21°C e 20°C para o trimestre (janeiro, fevereiro e março). Já a média das máximas é de 30°C, 30°C e 29°C respectivamente. Usamos a média porque demonstra o comportamento médio esperado das temperaturas. Por exemplo: a média para dezembro é de 28°C e nos últimos dias a temperatura está sempre acima dos 30°C, ou seja, está mais quente do que o esperado. Os modelos indicam para essa estação temperaturas na média, um pouco acima da média.

Já para as chuvas a média histórica para o trimestre é de 223, 187 e 182 mm. Os modelos nacionais e internacionais sem consenso indicam comportamento distintos. Os institutos nacionais indicam chuvas na média ou levemente acima, em boa parte da região sul e inclusive na parte leste, onde estamos inseridos. Alguns modelos internacionais indicam volumes distintos para áreas distintas. Colocam chuva acima da média histórica para áreas no Rio Grande do Sul e parte do oeste catarinense. Para nossa região dentro da média para janeiro e fevereiro, e acima da média para março. Vamos acompanhado.

Encerrando a chuva mais característica para a estação são as convectivas, ou seja, pancadas de verão, que dependendo das condições são acompanhadas de trovoada e ventos mais fortes. Também vale lembrar que pela nossa posição geográfica é comum a passagem de frentes frias. Em Itajaí temos registrado temperatura de 12°C em janeiro. A máxima recorde foi de 38,4°C em dezembro. Finalizando as características mais gerais do El Niño para nossa região é maior calor e mais chuva, assim poderemos ter um verão assim. Bom verão a todos.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s