O outono astronômico começará hoje às 18 horas e 58 minutos com o equinócio de outono (quando o dia e a noite têm a mesma duração). O mesmo ocorre quando o sol está diretamente sobre a linha do equador, e assim os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de sol. Hoje o dia e noite tem a mesma duração. O outono climatológico começou no início desse mês.
A estação de outono é caracterizada como de transição. Em sua primeira parte, mantém características do verão e na segunda, do inverno. Nessa estação, para nossa região, ocorre uma diminuição no total das precipitações e temperaturas. As precipitações históricas para o trimestre de abril, maio e junho são 124, 115 e 106 mm respectivamente. A média das temperaturas máximas são 27,1°C, 24,2°C e 22,1°C. As mínimas são 18,0°C, 14,6°C e 12,5°C. Usamos as médias das máximas e mínimas porque traduzem o esperado para o período. Outra característica é a intensificação dos sistemas frontais e nevoeiros.
O outono desse ano estará sob a influência de um El Niño fraco. Observe a figura 1 abaixo que o mesmo permanecerá até julho com 50% de chance de ocorrência.

Na figura 2 demonstra que a temperatura no oceano Pacífico tropical está um pouco acima de 0,5°C da média histórica. Essa condição se caracteriza como um El Niño de intensidade fraca. Para o resto do ano aponta para uma neutralidade climatológica.

Os modelos nacionais e internacionais atuais apontam para uma estação chuvosa. Probabilidade maior que 50% para precipitações acima da média histórica para o trimestre de abril, maio e junho. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta para a possibilidade de irregularidade nessas condições, dependendo do local, por causa da fraca intensidade do fenômeno. O mesmo instituo ressalta que “é importante destacar que, existe um aquecimento da área oceânica próxima à costa da Argentina e mais acentuada no sudeste do Brasil, que favorece as condições de instabilidade atmosférica e consequente precipitação nesta área” (PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE OUTONO, INMET, 03/2019). Outros modelos nacionais apontam volumes de 50 mm acima de média histórica para abril e de 85 mm para maio, condição essa, a se confirmar pela possível irregularidade na distribuição espacial das chuvas. Assim o correto é o monitoramento dessa possibilidade. O que faremos e os demais institutos de climatologia fazem.
Quanto a temperatura os modelos apontam algumas discrepâncias. Uma parte aponta para temperaturas dentro da média histórica para abril e maio, e acima da média para junho. Outra parte temperatura acima da média histórica para maio e junho.
O inverno astronômico começará no dia 21 de junho às 12 horas e 54 minutos com o solstício de inverno.
Ótimo outono para todos!