Semana nublada com sensação de frio.

Hoje temos uma frente fria entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, outra entre São Paulo e Rio de Janeiro, e uma massa de ar polar entrando na região sul. Para os próximos dias teremos essa frente fria mais ao sul se deslocando pelo oceano e o centro da massa de ar polar também se deslocando para o oceano. Assim teremos a atuação da circulação marítima com maior umidade e variação na nebulosidade sobre o litoral, e maior sensação de frio. Com a passagem de uma frente fria nesse fim de semana tivemos volumes de chuva próximos a 15 mm aqui em nossa região. Esses volumes não resolvem a questão da estiagem, só amenizam. No mês de junho choveu 64% do esperado, 70% em julho e em agosto apenas 26%. Os modelos de hoje indicam volumes menores que 25 mm para os próximos 10 dias. Assim é necessário e recomendado práticas de economia do uso da água. Observe a imagem de satélite muitas nuvens entre o litoral e planalto.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Visível – dia 02/09/2019 – Hora local: 07:10 – Sul do Brasil. Fonte: RAMSDIS Online – Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmospere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.

Dessa segunda-feira até o sábado o predomínio será das nuvens, pequenas aberturas de sol com condição de chuva. Para segunda, quarta e quinta-feira chuva isolada. Para terça, sexta-feira e sábado chuva a qualquer momento. No domingo chuva na madrugada.

Semana com sensação de frio. Mínimas entre 11/14°C e as máximas entre 16/18°C até sexta-feira. No sábado entre 16/22°C. O domingo esquenta com temperaturas entre 17/26°C. Ventos de sudeste até quinta-feira, de nordeste na sexta-feira, sábado e parte de domingo. Rajadas suaves a moderadas entre hoje e quinta-feira.

Em nossas praias ondulação variando entre leste e sudeste, principalmente para Navegantes e Balneário Camboriú, e de leste para Itajaí. O tamanho fica em meio metro com algumas séries maiores entre hoje e quarta-feira. A partir de quinta-feira tendência de alta com séries maiores que 1 metro.

Fora da costa mar agitado a partir de quinta-feira com ondas maiores que 3,5 metros. Situação de restrição para embarcações de pequeno porte.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s