Final de semana com nebulosidade variável e chuva isolada.

Ontem passou uma frente fria pela região. Trouxe chuva para o extremo oeste catarinense, e muita calor para o litoral, e deixou alguma nebulosidade junto ao litoral central e norte. Uma massa de ar polar se desloca entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul em direção ao oceano. No sábado a tarde ela já estará sobre o oceano facilitando a circulação marítima, e sua maior variação na nebulosidade. Observe a imagem de satélite desse início de manhã nuvens no litoral centro-norte de Santa Catarina.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Visível – dia 20/03/2020 – Hora local: 07:20 – Sul do Brasil. Fonte: RAMSDIS Online – Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmospere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.

Para essa sexta-feira, sábado e domingo o sol aparecerá acompanhado das nuvens. Alguns momentos de maior presença delas, e nesses períodos, chance de chuva fraca isolada. Para sábado maiores períodos de sol e menor chance de chuva. A próxima semana continuará nas mesmas condições de nebulosidade variável com chuva fraca isolada. Totais menores que 20 mm.

As temperaturas mínimas ficarão entre 18/22°C e as máximas entre 27/32°C. Ventos variando entre sudoeste e sudeste. Rajadas mais fortes para essa sexta-feira à tarde.

Ondas variando entre sudeste e leste conforme a praia. O tamanho médio menor que meio metro.

O outono começou!

Nessa madrugada (00h50min) começou o outono astronômico com seu equinócio (mesma duração de dia/noite). Esse ano estaremos em neutralidade climatológica com viés para La Niña fraca (figura 2). Os modelos indicam chuva dentro da normalidade, e levemente acima da normalidade junto ao litoral, para os meses de maio e junho. Para o interior abaixo da normalidade. As temperaturas ficarão dentro da normalidade no litoral e acima da média no interior. Lembrando que o outono é uma estação de transição, ou seja, primeira parte com características de verão, e segundo mais próxima do inverno. A uma diminuição natural das chuvas e das temperaturas.

Figura 2: Modelo de probabilidade de El Niño – IRI ENSO.  Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University – EUA.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s