Chuva para hoje, depois frio.

Hoje temos uma frente fria se deslocando sobre Santa Catarina. Choveu bem no oeste catarinense. Em algumas cidades volumes superiores a 80 mm, mas na maioria próximo aos 50 mm. Os modelos indicam para nossa região algo entre 30 a 45 mm, mas tudo depende do deslocamento desse sistema frontal. A chuva permanecerá até a madrugada de sábado, depois o tempo melhorará pela entrada de uma massa de ar polar. Assim chega o frio, que se manterá até quarta ou quinta-feira da próxima semana, com temperaturas mínimas próximas aos 10°C, aqui na região. Observe a imagem de satélite forte nebulosidade sobre o território catarinense.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia -22/05/2020 – Hora local: 06:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

Sexta-feira de muitas nuvens com chuva, principalmente à tarde e noite. Chuva na madrugada e sol para a tarde de sábado. No domingo predomínio do sol. Essa condição se manterá até quinta-feira da próxima semana.

Uma onda de frio chegará nesse fim de semana. Para hoje temperaturas entre 19/22°C. O frio chegará na noite de sábado com mínima de 15°C. No domingo temperaturas entre 13/22°C. Para a próxima semana temperaturas mínimas entre 9/12°C até quinta-feira.

Hoje vento de noroeste/oeste girando para sudoeste. Para amanhã e parte da próxima semana vento de oeste/sudoeste, e em alguns momentos de sul. Rajadas fortes (superiores a 40 km/h) a partir dessa noite e até a próxima terça-feira.

Agitação marítima fora da costa com ondas de até 4 metros a partir de amanhã. Se mantém até segunda-feira. Séries de até 2,5 metros próximo da costa. Condição de restrição para embarcações de pequeno porte.

Ondas variando entre sudeste e leste conforme a praia. O tamanho ficará próximo a 1 metro com séries maiores em alguns momentos.

Com essa maré meteorológica, por causa de um ciclone extratropical na altura do Rio Grande do Sul e Uruguai, teremos chance de alagamentos em nossa região, e ressaca, principalmente de Florianópolis em direção ao sul do estado.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s