Fim de semana continuará com tempo instável.

Continuamos com circulação marítima de um lado, áreas de instabilidade vindas do centro do Brasil de outro. Também temos uma frente fria se deslocando lentamente em alto mar, e conforme a Marinha do Brasil a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) atuando entre o noroeste do Paraná e sudeste de Santa Catarina. A ZCAS (figura 1) funciona como um corredor de umidade, deixando muitas nuvens e chuva persistente na sua área de atuação.

Observe a imagem de satélite (figura 2) muitas nuvens desde a norte do Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina e avançando sobre o Paraná.

Tempo instável para os próximos dias, além do fim de semana. Chuva mais persistente com volumes maiores, no mínimo até segunda-feira. A partir de terça-feira chuva mais intermitente e aberturas de sol. Uma boa parte dos modelos nacionais e internacionais apontam para totais de chuva para os próximos quatro dias, algo entre 50 a 100 mm.

Até ontem, choveu nesse mês de janeiro em Itajaí, 300 mm, 34% acima da média histórica. Em Camboriú choveu 198 mm. Lembrando que já tivemos chuva acima da média histórica em novembro (17%) e dezembro (74%) com consequência setorizadas. A questão de enchente para nossa região, depende muito da precipitação nas bacias do Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu. No alto vale as chuvas nas últimas 24 horas foram menores do que aqui, na cabeceira. Choveu mais em Indaial, Blumenau, Timbó e Rio dos Cedros com alguns estragos. Nessa manhã o rio Itajaí-Açu em Taió está em 6,7 m (estado de atenção), com 6,8 m na Barragem Oeste dentro da normalidade, e em Blumenau com 6,5 m (estado de atenção, mas com tendência de baixa). No boletim hidrológico da EAPGRI/CIRAM de ontem, o rio Camboriú estava na normalidade, mas o rio Pequeno estava em estado de atenção com tendência de baixa.

Continuarão as condições de muita atenção, principalmente para as encostas. Condições mais restritas de enchente, mas favoráveis a alagamentos nas baixadas, especialmente nos momentos de preamar (maré alta). No domingo, até poderemos ter alguma abertura tímida de sol, como nessa sexta-feira, bem cedo. Chance de trovoadas isoladas até segunda-feira.

Recomenda-se a atenção aos avisos das Defesas Civis municipais.

Na próxima semana um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul se intensificará formando uma nova frente fria que passará por aqui, na quinta-feira, com chance de volumes concentrados mais altos.

As temperaturas mínimas ficarão entre 20/23°C e as máximas entre 24/27°C. A partir de terça-feira volta a esquentar bem.

Ventos variáveis com intensidade entre calmaria e brisa leve. Rajadas médias inferiores a 30 km/h.

Em nossas praias o predomínio será das ondas de leste. O tamanho, dependendo da praia, entre meio a um metro.

Fora da costa, sem agitação, com ondas entre 1,5 a 2 metros nesse fim de semana.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s