Tempo bom para o fim de semana.

Uma massa de ar quente continuará atuando nos próximos dias. No sábado uma frente fria passa por nossa região trazendo maior nebulosidade. Na segunda-feira outra frente fria associada com áreas de instabilidade, vindas pelo interior, se deslocará por nossa região sem alteração nas condições do tempo, ou seja, sem chuva. Na quinta-feira áreas de instabilidades mais intensas se deslocarão pelo Rio Grande do Sul, se intensificarão sobre o oceano, formando uma nova frente fria, que se deslocará em direção a Santa Catarina, e por enquanto, trazendo volumes de chuva significativos para quinta e sexta-feira, próximo dos 100 mm. Nesse deslocamento também teremos rajadas fortes de vento (55 km/h) e aumento da ondulação em nossas praias. Observe a imagem de satélite dessa noite a frente fria no estado gaúcho (áreas coloridas) e nebulosidade junto a nossa costa trazendo nevoeiro e maior nebulosidade sobre o litoral.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 19/08/2021 – Hora local: 19:50 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Entre essa sexta e até segunda-feira teremos nevoeiro e nebulosidade na madrugada e início da manhã com sol predominando no resto do dia. Sem previsão de chuva. Na terça o sol aparecerá em bons períodos com a nebulosidade já presente. A quarta-feira começará com sol e aumento da nebulosidade com chuva à noite. Para quinta e sexta-feira tempo encoberto com chuva. Se nada mudar, chuva na madrugada de sábado e depois muitas nuvens.

O calor continuará até quarta-feira. Na madrugada e início da manhã temperaturas mais amenas entre 14/15°C e durante a tarde calor com máximas entre 26/32°C. A sensação térmica flutuará entre 35 e 50°C.

Ventos variáveis por causa das passagens de sistemas frontais. A intensidade média ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas mais fortes nessa sexta e sábado com até 40 km/h, na quinta e sexta-feira com até 55 km/h.

Em nossas praias predomínio das ondas de leste. O tamanho ficará entre meio e 1 metro dependendo do pico. A partir de quinta-feira tendência de subida com ondas de até 1,5 metros com chance de séries maiores.

Leve agitação marinha fora da consta com ondas entre 1,5 e 3 metros nesse fim de semana.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s