Semana de calor com pancadas de chuva.

Observe a imagem de satélite desse início de manhã nebulosidade entre o litoral central e norte, bem como, próximo ao oeste catarinense. Isso se deve a circulação marítima junto a costa e áreas de instabilidade no interior. Na terça-feira essas áreas de instabilidade avançarão pelo estado em direção ao oceano, se fortalecerão e formarão um sistema de baixa pressão (ciclone) entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na quarta-feira. Esse sistema se intensificará formando uma nova frente fria na quinta-feira entre no estado e o Rio de Janeiro. Depois voltará a circulação marítima. No domingo uma nova frente fria no estado gaúcho e áreas de instabilidade no território catarinense. Com todos esses sistemas será uma semana com calor, sensação de abafamento, pancadas de chuva e trovoada isolada.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 20/12/2021 – Hora local: 08:00 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Dessa segunda até sexta-feira teremos grande variação na cobertura de nuvens. Momentos de predomínio de sol, outros com predomínio das nuvens. Pancadas de chuva diárias e chance de trovoada isolada. Na quarta-feira e no domingo chuva com maior volume. Por enquanto não há previsão de chuva na noite de Natal, mas chuvisco na madrugada do dia 25.

Faz calor em boa parte da semana. Entre segunda e quinta-feira máximas variando entre 29/33°C. A sexta-feira será mais amena com temperaturas entre 17/26°C. No fim de semana entre 19/30°C.

Vento variável. Entre segunda e parte de quarta-feira das direções de noroeste e nordeste. Entre quarta e sexta-feira das direções de sudoeste e sudeste. No fim de semana novamente das direções de noroeste e nordeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas fortes na terça, quinta, sexta-feira e domingo com até 45 km/h.

Em nossas praias ondas variando entre o sudeste e leste. O tamanho ficará entre liso e meio metro até parte de quarta-feira. Na quinta-feira séries maiores de 1 metro. Para o fim de semana ondas de até 1 metro, dependendo do pico.

Fora da costa tendência de agitação marinha a partir de quinta-feira.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s