Semana de muitas nuvens com chuva ocasional.

A primeira semana de outono começa com a atuação da circulação marítima, e por consequência maior nebulosidade com chuva ocasional sobre o litoral e parte do planalto. A partir de quarta-feira áreas de instabilidades avançarão vindas do interior. Na quinta-feira uma nova frente fria no Rio Grande do Sul se deslocará em direção ao nosso estado, passando por aqui na sexta-feira. No sábado uma mistura de áreas de instabilidade remanescentes da passagem da frente fria e circulação marítima. No domingo predomínio da última. Dessa forma será uma semana com a presença constante das nuvens, alguns períodos de sol e condição de chuva diária. Volumes maiores são esperados para o sábado e domingo. Observe a imagem de satélite muitas nuvens no litoral e planalto catarinense nesse início de manhã.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 21/03/2022 – Hora local: 08:10 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

A semana começa com temperaturas mais baixas entre 17/25°C, mas esquenta a partir de quinta-feira com temperaturas entre 21/31°C. No domingo temperaturas mais amenas entre 22/27°C.

Ventos variáveis. Para segunda e parte de terça-feira vento da direção de sudeste. Depois predomínio do nordeste. No sábado e domingo ventos de sudoeste e sudeste. Até quinta-feira a intensidade ficará entre calmaria e vento suave. Rajadas mais fortes (40 km/h) até quarta-feira.

Em nossas praias ondas variando entre as direções de sudeste e leste. O tamanho médio ficará entre meio e 1 metro, dependendo do pico. Chance de séries maiores.

Fora da costa mar agitado até quinta-feira com ondas entre 1 e 3 metros. Restrição para embarcações de pequeno porte.

O outono já começou!

Nosso outono astronômico (equinócio de outono no hemisfério sul) começou ontem às 12 horas e 33 minutos. Assim ontem tivemos a mesma duração entre dia e noite. Esse outono de 2022 terá a influência da La Niña, mas enfraquecida. Observe as figuras 1 e 2 indicando que a partir de julho teremos neutralidade climatológica, permanecendo assim até o fim deste ano.

Figura 1: Modelo de probabilidade de El Niño – IRI ENSO. Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University – EUA.

Figura 2: Previsão para anomalias no El Niño. Fonte: NCEP/NOAA – Center for Weather and Climate Prediction – National Weather Service – EUA.

Por consenso os modelos internacionais indicam chuva abaixo da média para o trimestre de abril, maio e junho, e na média para o litoral em junho. Lembrando que é possível ter chuvas pontuais mais significativas na passagem de uma frente fria, no deslocamento de áreas de instabilidade e chuva fraca persistente por causa da circulação marítima. A média histórica para a região de Itajaí é de 122 mm em abril, 118 em maio e 112 mm em junho.

As temperaturas para maioria dos modelos ficarão na média e acima da média histórica. Para o mês de abril alguns modelos indicam temperaturas abaixo da média. A média das temperaturas máximas para o mês de abril é de 27°C, 24°C para maio e 22°C de junho. As mínimas no mês de abril é 18°C, 15°C em maio e 13°C em junho. Esse é o comportamento esperado para as temperaturas máximas e mínimas conforme o histórico de Itajaí.

Finalizando a primeira parte do outono mantém características do verão, e para a segunda parte se intensifica as do inverno. Com o decorrer do outono teremos mais sistemas frontais chegando em nossa região, condições de maré meteorológicas como desse fim de semana, e entrada pontuais de massas polares trazendo frio mais intenso.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s