Observe a imagem de satélite dessa noite nebulosidade presente em Santa Catarina, principalmente sobre o oceano, devido a passagem de uma frente fria. Uma massa de ar polar entrará pelo interior do estado trazendo frio. Será uma semana de madrugada e manhãs frias. Na terça-feira um ciclone extratropical se deslocará juntamente com uma frente fria, passando aqui, na quarta-feira. Nesse deslocamento teremos aumento da intensidade dos ventos com rajadas fortes. Esse mesmo ciclone deixará o mar agitado, e assim chance de ressaca e alagamentos pontuais. Depois a presença da circulação marítima provocada pela massa de ar polar com seu núcleo sobre a Argentina, e depois no Uruguai. Assim teremos uma segunda-feira com sol, terça ensolarada, alguma chuva na quarta e quinta-feira, depois sol novamente.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 15/05/2022 – Hora local: 19:40 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.
Essa segunda-feira terá sol e em alguns momentos a presença de nuvens. Chance de chuvisco na madrugada. A terça-feira será ensolarada. Na quarta-feira com o deslocamento de uma nova frente fria teremos a presença maior de nuvens com chuva isolada. Entre quinta e domingo bons períodos de sol. Chance de chuva isolada na madrugada de quinta-feira.
Semana de frio nas madrugadas e inícios de manhã e tardes com temperaturas mais amenas. As temperaturas mínimas ficarão na maioria dos dias entre 9/11°C e máximas entre 18/22°C. A terça-feira será mais fria com mínima entre 7/9°C.
Predomínio do vento das direções de oeste e sudoeste até sexta-feira. A intensidade ficará entre calmaria e vento moderado. Rajadas fortes para terça, quarta e quinta-feira (entre 40-75 km/h). No fim de semana ventos entre noroeste e nordeste.
Em nossas praias ondas variando entre as direções de sudeste e leste conforme o pico. Lá fora ondulação de sul. O tamanho médio ficará em 1 metro. Por causa dos ventos fortes sobre nosso litoral teremos uma maior força na ondulação, e assim condições de séries entre 1,5 e 2 metros conforme a praia. Por esse mesmo motivo e pela lua cheia condições de ressacas e alagamentos de baixios pontuais.
Fora da costa mar agitado durante a semana. Ondas variando entre 1,5 e 4 metros. Na quarta-feira onda maiores, chegando a 8 metros na área de marinha de Charlie. Restrição para embarcações de pequeno porte.