Semana chuvosa e com frio.

Observe a imagem de satélite dessa noite muitas nuvens sobre Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Isso se deve a passagem de uma frente fria. Na terça e quarta-feira teremos a entrada de uma massa de ar polar que trará frio, mas também circulação marítima, se juntando a áreas de instabilidade vindas pelo Paraná. Na quinta-feira teremos a passagem de uma nova frente fria pelo oceano, depois circulação marítima. No domingo novas áreas de instabilidade se juntarão a circulação marítima. Essas áreas se fortalecerão e formarão um ciclone sobre nosso estado. Com todas essas variáveis teremos uma semana com predomínio da nebulosidade e chuva com volumes significativos. Nas últimas 12 horas, em Itajaí, choveu entre 11 e 25 mm. Em Brusque total de 44 mm, Camboriú total de 36 mm e em Balneário Camboriú total de 18 mm.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 29/05/2022 – Hora local: 19:10 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Entre essa segunda e a próxima segunda-feira o predomínio será das nuvens. Períodos de muitas nuvens a encoberto. Chance de pequenas aberturas de sol a partir de quinta-feira. Chuva diária. Sexta-feira e sábado teremos as menores precipitações. Chuva mais volumosa na segunda, quarta, quinta-feira, domingo e segunda-feira. Não temos consenso entre os modelos meteorológicos para precipitação total nos próximos 10 dias, porém, indicam volumes significativos. Os menores, algo superior a 100 mm, e os maiores, algo superior a 220 mm. Vamos acompanhando.

É importante ficarem atentos aos avisos das defesas civis municipais. Para aqueles que moram em áreas de risco, como morros, atenção máxima, pois teremos vários dias de chuva que poderão desestabilizar encostas mais suscetíveis.

Será uma semana de frio nas madrugadas e início dos dias. As temperaturas mínimas ficarão entre 10/14°C e as máximas entre 17/21°C. Terça e quarta-feira serão mais frios. Sexta-feira, sábado e domingo mais amenos.

O vento das direções de sudoeste e sudeste terão maior frequência nessa semana. Na maioria dos dias a intensidade ficará entre calmaria e brisa leve. Na terça e sexta-feira vento suave. Rajadas médias inferiores a 30 km/h. Nessa segunda e terça-feira rajadas mais fortes. Rajadas muito fortes na segunda e terça-feira da próxima semana, superiores a 50 km/h.

Em nossas praias ondas variando entre as direções de sudeste e leste conforme o pico. O tamanho médio ficará em meio metro. Contudo teremos séries maiores dependendo da praia. Para segunda e terça-feira series pontuais maiores que 1,5 metros. Entre sexta-feira e domingo séries de até 1,5 metros em alguns picos.

Agitação marinha com ondas entre 1 e 3 metros nessa segunda, terça e quarta-feira. Depois tendência de baixa, e depois novamente de subida.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s