Nebulosidade variável para hoje e amanhã. Bons períodos de sol na sexta e sábado. Frio com chuva no domingo.

Entre essa quarta-feira e sábado estaremos sob a influência da circulação marítima e sua variação na cobertura de nuvens. No sábado uma nova frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul, passando aqui no domingo, trazendo chuva. Queda na temperatura no decorrer do dia, por causa do avanço de uma nova massa de ar polar. Temperaturas negativas para serra e áreas altas do estado, sem previsão de neve, mas com ocorrência de geada. Por enquanto, para a próxima semana é esperado frio por aqui, com mínimas entre 6/10°C até quarta-feira. Observe a imagem de satélite dessa manhã nuvens concentradas entre o planalto e litoral norte por causa da circulação marítima.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 24/08/2022 – Hora local: 07:40 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Para essa quarta e quinta-feira períodos de sol intercalando com momentos em que a nebulosidade estará presente. Condições de chuva fraca isolada, e de nevoeiros isolados na madrugada e noite. Para sexta-feira e sábado bons períodos de sol com nevoeiros isolados. No domingo uma nova frente fria passará por nossa região trazendo chuva, especialmente a partir da tarde. A próxima semana começará com bons períodos de sol.

Temperatura em elevação até sábado, depois frio. Para o período entre hoje e sábado teremos temperaturas mínimas entre 14/16°C e máximas entre 23/27°C. No domingo temperatura em queda entre 20/10°C. A próxima semana começará com frio. Mínimas esperadas entre 6/10°C para o período de segunda a quarta-feira.

Vento das direções de noroeste e nordeste predominarão até sábado, depois entre as direções de sudoeste e sudeste. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve até sábado com rajadas inferiores a 25 km/h. No domingo vento moderado com rajadas superiores a 50 km/h. A segunda-feira continuará com vento mais intenso pelo deslocamento da frente fria.

Em nossas praias predomínio das ondas de direção leste até sábado. O tamanho, dependendo do pico, ficará entre liso e até 1 metro. No domingo, com a entrada da frente fria, mar agitado com séries de até 2,5 metros e direção de sul e sudeste, conforme o pico.

Fora da costa sem agitação marinha. Tendência de subida a partir de domingo.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s