Semana começa com frio e nebulosidade variável.

Hoje uma frente fria se desloca em direção a região sudeste trazendo chuva e ventos fortes. Uma massa de ar polar já está em nosso estado trazendo frio. Nesse início de noite 1,4°C em São José dos Ausentes, serra gaúcha e 4,1°C em São Joaquim, serra catarinense. Aqui, 13,5°C em Camboriú e 14,9°C em Itajaí (19 horas). No decorrer da segunda-feira a massa de ar polar se deslocará em direção ao oceano perdendo parte de sua força e fortalecendo a circulação marítima. Assim, em boa parte da semana teremos nebulosidade variável com chuva fraca isolada e/ou nevoeiros. Na sexta-feira uma nova frente fria se deslocará em direção ao nosso estado, passando aqui à noite, trazendo chuva e trovoada isolada. Para o sábado, domingo e começo da próxima semana, os modelos sem consenso ainda, indicam chuva significativa com volumes superiores a 100 mm. Vamos acompanhando e fique alerta aos avisos da Defesa Civil. Observe a imagem de satélite desse início de noite muitas nuvens entre o litoral central e norte devido a passagem da frente fria.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce (topo das nuvens em °C) – dia -28/08/2022 – Hora local: 18:40 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

Chance de chuva isolada na madrugada dessa segunda-feira, depois o sol aparecerá. Para terça, quarta e quinta-feira teremos variação na nebulosidade, ou seja, momentos de mai0r ou menor presença das nuvens. Chance de chuva isolada na terça e quinta-feira. Nevoeiros isolados ao amanhecer e/ou noite. Para sexta-feira presença de muitas nuvens com chuva e trovoada isolada à noite. Para o sábado e domingo predomínio das nuvens com chuva. Condições de volumes significativos, acima dos 60 mm, permanecendo assim na segunda-feira com volumes acima dos 50 mm. Acompanharemos a evolução dos modelos no decorrer da semana.

Segunda começa com frio, mínima de 5°C e máxima de 18°C. Depois, temperatura em elevação. As mínimas ficarão entre 7/13°C e as máximas entre 18/26°C (sexta-feira). Para o fim de semana temperaturas amenas entre 11/19°C.

Vento de sul e sudeste para segunda-feira com intensidade e rajadas mais fortes (até 40 km/h). A direção de nordeste terá maior frequência na semana com intensidade entre calmaria e brisa leve. Para o fim de semana vento das direções de sudoeste e sudeste. Rajadas fortes novamente no sábado, superiores a 45 km/h.

Em nossas praias ondas de sudeste até quarta-feira. Depois gira para leste. No fim de semana entre leste e sudeste. Nessa segunda-feira, conforme o pico, séries de até 2 metros. Depois, tendência de baixa, com tamanho entre liso e meio metro. No sábado, novamente em elevação por causa da passagem da frente fria. Séries maiores que 1,5 metros.

Agitação marinha fora da costa nessa segunda com ondas entre 1,5 e 4 metros. Tendência de baixa gradativa a partir de terça-feira. Cautela na navegação.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s