Muita chuva para os próximos dias

A partir de sábado teremos fortes áreas de instabilidade atuando especialmente sobre o litoral entre as regiões sudeste e sul. Por causa dessa condição os modelos atuais apontam para chuva diária desde sábado até a próxima quinta-feira. O volume de chuva será significativo. Os modelos mais econômicos apontam para totais acima de 120 mm, e outros, superiores a 250 mm. Assim, é imperativo o acompanhamento para os próximos dias. Deve a população atentar para os avisos das defesas civis. É aguardado vento mais intenso com rajadas fortes, superiores a 40 km/h, a partir de sábado. Observe a imagem de satélite desse final de tarde nebulosidade sobre o litoral e fortes áreas de instabilidade (colorido) no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 24/11/2022 – Hora local: 17:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Essa sexta-feira terá bons períodos de sol com chuva ocasional, principalmente à noite. A partir de sábado até a próxima sexta-feira teremos a presença constante das nuvens, maiores e/ou menores aberturas de sol, chuva diária com trovoada isolada. Como colocado é esperado volumes significativos de chuva, especialmente no domingo e quarta-feira.

Sexta-feira com temperaturas entre 17/28°C. Para o período entre sábado e quarta-feira temperaturas entre 18/24°C. Na quinta-feira máxima de 26°C e na sexta-feira com 30°C.

Vento de sul e sudeste para sexta-feira. No sábado gira para leste no decorrer do dia, ficando assim até quarta-feira. Depois, vento de nordeste. Intensidade entre calmaria e vento moderado a partir de sábado. Rajadas fortes, superiores a 40 km/h até quinta-feira.

Em nossas praias predomínio das ondas de leste com alguma variação. Por causa do vento mais forte, tendência de subida, séries maiores que um metro. Em alguns picos séries maiores que 1,5 metros. Chance de ressaca pontual.

Fora da costa tendência de agitação marinha com ondas entre 1,5 e 3 metros.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s