Observe a imagem de satélite de fim de tarde nuvens carregadas sobre nosso estado. Nesse fim de semana teremos uma mistura de áreas de instabilidade causadas pelo calor e circulação marítima. No domingo uma nova frente fria se deslocará pelo oceano. Passará pela nossa região na segunda-feira. Logo após voltarão as áreas de instabilidade associadas a circulação marítima. Vários modelos apontam para volumes de chuva generosos a partir de domingo à noite e no decorrer da próxima semana. Variação nos prognósticos. Os menores a partir de 35 mm, vários entre 70 e 120 mm, e poucos acima dos 160 mm. Recomendamos atenção aos avisos da Defesa Civil.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 12/01/2023 – Hora local: 18:00 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.
Para essa sexta-feira e sábado o sol aparecerá acompanhados das nuvens. No domingo maior presença das nuvens. Condições de chuva diária, geralmente na forma de pancadas com trovoada ocasional. A próxima semana será mais instável. Presença constante das nuvens, aberturas de sol, chuva diária a qualquer momento e trovoada ocasionais.
Calor nesse fim de semana com temperaturas mínimas entre 20/22°C e máximas entre 31/33°C. Na próxima semana, por causa da maior nebulosidade, as temperaturas ficarão entre 19/26°C.
Vento variável. Maior frequência do noroeste e sudoeste para esse fim de semana. Para a próxima, maior frequência da direção sudeste até quarta-feira, depois vento das direções de noroeste e nordeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas médias inferiores a 30 km/h.
Em nossas praias predomínio das ondas de leste com alguma variação. O tamanho ficará entre liso e meio metro. Chance de uma ou outra série um pouco maior.
Fora da costa ondas entre 1 e 2 metros.