Semana começa com tempo instável, depois frio

Nessa segunda-feira um ciclone sobre o oceano, na altura do Rio Grande do Sul, formará uma nova frente fria que se deslocará pelo nosso estado. Na terça-feira teremos circulação marítima associada a áreas de instabilidades remanescentes da passagem da frente fria. A partir de quarta-feira até o fim de semana teremos circulação marítima e uma massa de ar polar se deslocando em direção ao oceano. Assim teremos chuva e trovoada isolada nessa segunda e terça-feira. Depois o sol aparecerá junto com o frio. Observe a imagem de satélite dessa noite áreas de instabilidade avançando para oceano. Elas que se intensificarão e formarão uma nova frente fria.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 16/04/2023 – Hora local: 18:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Tempo instável nessa segunda e terça-feira. Na segunda alguns períodos de sol e na terça predomínio das nuvens. Chuva com trovoada isolada. É esperado volumes significativos para esses dois dias, superiores a 65 mm. Para o período de quarta-feira até o domingo bons períodos de sol. Alguns dias teremos o predomínio do sol com algumas nuvens. Chance de chuva fraca bem isolada (menor que 1 mm) na madrugada/noite devido a circulação marítima.

Essa segunda-feira será mais quente com máxima de 28°C. Na terça temperaturas entre 17/21°C. Depois queda em direção ao fim de semana. Mínimas entre 11/15°C e máximas entre 23/26°C.

Maior frequência do vento das direções de sudoeste e sudeste. Na maioria dos dias intensidade entre calmaria e brisa leve, com exceção para quarta e quinta-feira com intensidade entre calmaria e vento suave. Rajadas fortes superiores a 40 km/h nessa segunda, terça e quinta-feira.

Em nossas praias onda variando entre as direções de sudeste e leste, dependendo do pico. O tamanho ficará entre liso e 1 metro. Em alguns picos algumas séries maiores por causa do vento mais forte.

Na costa e próximo da costa ondas entre 1 e 2 metros. Fora da costa ondas de até 2,5 metros. Tendência de elevação a partir quinta-feira com séries de 3,5 metros fora da costa.

Avatar de Desconhecido

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário