Mudança no tempo nesse fim de semana

Amanhã uma nova frente fria se deslocará em direção ao estado trazendo instabilidade e chuva para os próximos dias. Volumes superiores a 90 mm entre sábado e quinta-feira. Observe a imagem de satélite áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul e a frente fria sobre o Uruguai.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – 1: Southern South America – Ch 4 – Thermal Infrared – dia 26/05/2023 – Hora local: 08:30 – Sul do Brasil. Fonte: Regional and Mesoscale Meteorology Branch (RAMMB)/Cooperative Institute for Research in the Atmosphere (CIRA) modificado por LabClima/UNIVALI.

Tivemos chuva isolada nessa madrugada. O sol aparecerá no decorrer da manhã, mas acompanhando das nuvens. O sábado terá sol, mas a partir da tarde a nebulosidade aumentará com chuva prevista a partir do final da tarde e noite. Domingo com céu encoberto e chuva, e alguns momentos chuva forte. Para segunda, terça, quarta e parte da quinta-feira céu com muitas nuvens ou encoberto com chuva. Para quarta e quinta-feira condições de chuva mais forte. Essa condição se dará por causa de áreas de instabilidade que se fortalecerão e formarão um ciclone na costa catarinense e paranaense. O sistema se fortalecerá formando uma nova frente fria. Logo após entrará uma massa de ar polar. Dessa forma, a partir de quinta-feira à noite o tempo melhorará. A princípio tempo bom com ótimos períodos de sol para o outro fim de semana.

Faz calor hoje e amanhã com máximas entre 27/29°c. A partir de domingo temperaturas mais amenas por causa da nebulosidade e depois pela entrada de uma massa de ar polar. As temperaturas mínimas ficarão entre 13/15°C e as máximas entre 20/24°C.

Vento de nordeste para hoje. Amanhã começará com noroeste girando para sudoeste. Depois, maior frequência para as direções de sudoeste e sudeste até sexta-feira próxima. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve. As exceções ficarão para o domingo, segunda e quinta-feira. Rajadas médias inferiores a 30 km/h. No domingo rajadas superiores a 40 km/h.

Em nossas praias ondas variando entre as direções de leste e sudeste, dependendo do pico. Para hoje e amanhã o tamanho ficará entre liso e meio metro com algumas séries maiores conforme a praia. Para domingo e segunda-feira séries maiores que 1,5 metros, depois tendência de baixa.

Fora da costa agitação marinha na costa e fora da costa a partir de domingo com ondas de até 4 metros. Restrição a embarcações de pequeno porte.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s