Inverno de 2023

Amanhã, quarta-feira, às 11 horas e 58 minutos começará nosso inverno astronômico, com o solstício de inverno. Nesse dia receberemos menos insolação. Será o nosso dia mais curto com 10 horas 23 minutos e 38 segundos e nossa noite mais longa. O inverno climatológico começou com o mês de junho. Nesse inverno estaremos sob a influência do El Nino (figuras 1 e 2) por consenso. Alguns institutos apontam para um evento fraco outros entre fraco a moderado, longe dos maiores eventos já ocorridos (figura 3). O El Nino atuará no mínimo até fevereiro de 2024.

Figura 1: Modelo de probabilidade de El Niño – IRI ENSO. Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University – EUA.

Figura 2: Previsão para anomalias no El Niño. Fonte: NCEP/NOAA – Center for Weather and Climate Prediction – National Weather Service – EUA.

Figura 3: Anomalias de TSM (temperatura da superfície do mar) com média na região NINO34 5°Norte-5°Sul;170-120°Oeste. Fonte: PSL/NOAA – Physical Sciences Laboratory – National Weather Service – EUA.

A princípio existe consenso em relação as temperaturas que deverão ficar na média com maior probabilidade para acima da média (45 a 50% de chance). Já com as chuvas ocorrem algumas divergências para o trimestre de julho, agosto e setembro. Alguns modelos internacionais apontam para chuva na média/abaixo da média para julho, na média para agosto e acima da média para setembro. Outros apontam para chuvas na média ou acima da média para os três meses.

A média das temperaturas máximas e mínimas nos dão um melhor entendimento do que esperar diariamente nesse trimestre. As médias das temperaturas máximas são de 21,5°C para julho, 22,4°C para agosto e 22,9°C para setembro. Já as mínimas são de 12,0°C em julho, 12,9°C em agosto e 14,7°C em setembro. Assim é esperado madrugadas com temperaturas entre 12 e 15°C e tardes entre 21 e 23°C. Sempre é bom salientar que já registramos muito calor nesse período com absolutas de 31,2/36,0/37,0°C nos respectivos meses. Igualmente muito frio com 0,2/0,5 negativo/2,4°C respectivamente.

O inverno é a estação menos chuvosa para nossa região. A média histórica é de 109 mm em julho, 91 mm em agosto e 141 mm em setembro. As chuvas estão mais ligadas a passagens de frentes frias, contudo, nosso oceano está com águas mais quentes que favorecem chuvas convectivas (pancadas de verão) nos dias mais quentes.

Para terminar no inverno temos intensificação de sistemas frontais, ciclones extratropicais, marés meteorológicas e nevoeiros.

Avatar de Desconhecido

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário