Hoje fez frio em nossa região com temperaturas mínimas de 6,9°C em Camboriú e 9,1°C em Itajaí. Menores temperaturas para esse mês. O recorde em julho foi de 0,2°C em 1982. Terminaremos o mês com chuva próxima da média histórica. Até hoje choveu 105 mm, e a média é de 109 mm. A massa de ar polar perderá a força e teremos uma elevação nas temperaturas durante a semana com máximas de até 30°C. A maioria dos modelos não apontam chuva para essa semana, nevoeiros sim, chuva não. Poucos indicam chuva fraca bem pontual no sábado e domingo. Para a próxima semana mudanças no tempo com chuva mais significativa. O indicativo de hoje é para algo entre 60 e 80 mm, principalmente na terça, quarta e quinta-feira. Vamos acompanhando. Observe a imagem de satélite dessa noite nebulosidade presente no planalto, litoral sul, no oceano e no sul do Rio Grande do Sul por causa de uma frente fria entre o estado gaúcho e o Uruguai.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 30/07/2023 – Hora local: 20:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.
Tempo bom com ótimos períodos de sol até sexta-feira e sem previsão de chuva. Chance de nevoeiros. O sábado e o domingo terão maior presença das nuvens. Chance bem isolada de chuva fraca. A próxima semana será instável com a presença maior das nuvens e chuva mais significativa. Volumes superiores a 60 mm.
Faz calor nessa semana com as temperaturas em elevação. As mínimas ficarão entre 10/14°C e as máximas entre 22/30°C. A princípio quinta e sexta-feira serão mais quentes. Para o fim de semana temperaturas amenas.
Maior frequência do vento das direções de noroeste e nordeste. Para quinta-feira e sábado vento das direções de sudoeste e sudeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve com rajadas médias inferiores a 25 km/h. A exceção será no sábado com vento suave e rajadas superiores a 50 km/h.
Em nossas praias ondas de leste com alguma variação até quinta-feira. Depois, predomínio das ondas de sudeste com alguma variação. Até quinta-feira o tamanho ficará entre liso e meio metro. Tendência de subida a partir de sexta-feira com séries de até 1,5 metros, dependendo do pico. Para sábado e domingo chance de séries maiores.
Na costa e fora da costa sem agitação marinha nesse início de semana com ondas entre 1 e 2 metros.









