Ciclone extratropical, depois frio

Observe a imagem de satélite desse início de dia. Muita nebulosidade sobre nosso estado e o gaúcho. O colorido na imagem, sobre o Rio Grande do Sul, é o núcleo do ciclone extratropical, sistema de baixa pressão mais forte, abaixo dos 1000 milibares. Ele continuará se deslocando em direção ao oceano, e junto a ele, chuva e ventos mais fortes. Nas últimas 72 horas choveu 52 mm em Camboriú e Balneário Camboriú, 59 mm em Itajaí e Brusque. A chuva diminuirá no decorrer dessa quarta-feira e o vento aumentará a partir da tarde. Vento mais intenso com rajadas fortes para quinta-feira. Entre a manhã e tarde da quinta-feira rajadas de até 85 km/h. Não se descarta rajadas maiores pontualmente. Com o vento mais intenso, o mar ficará agitado. É esperado ondas de até 2 metros ou séries maiores em algumas praias para quinta e sexta-feira. Amanhã o frio chega. Sexta-feira e sábado mais gelados com mínimas entre 7/10°C.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 12/07/2023 – Hora local: 08:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Quarta-feira de tempo instável. Chance de chuva isolada na madrugada de quinta-feira, depois o sol aparecerá com força. Para sexta-feira, sábado e domingo bons períodos de sol, intercalando com outros onde as nuvens estarão presentes. A chuva retorna na próxima semana, mas por enquanto, em volume pequeno.

Temperaturas mais baixas para os próximos dias. Para o período de quinta-feira até domingo, mínimas entre 8/11°C e máximas entre 19/22°C. O friozinho continuará na próxima semana com mínimas entre 10/13°C.

Vento de nordeste e noroeste para hoje. Maior frequência das direções de sudoeste e oeste até domingo. Para hoje, sábado e domingo intensidade entre calmaria e brisa leve. Para quinta, vento médio, e vento suave para sexta-feira. Rajadas de até 85 km/h na quinta e 40 km/h na madrugada de sexta-feira.

Em nossas praias ondas variando entre leste e sudeste, dependendo do pico. Séries de até ou maiores de 2 metros para quinta e sexta-feira em algumas praias. Depois, tendência de baixa. Para terça-feira séries maiores, novamente.

Agitação marinha em nossa região a partir de quinta-feira. Na sexta-feira, fora da costa, ondas maiores que 4 metros.

Avatar de Desconhecido

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário