Semana de tempo instável

Observe a imagem de satélite muitas áreas de instabilidade (colorido) sobre a região sul. Essas áreas se intensificarão e formarão uma nova frente fria que se deslocará por nossa região amanhã. Até sexta-feira teremos circulação marítima. Na sexta-feira uma nova frente fria associada a áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul se deslocará em direção ao nosso estado. Passará por aqui no sábado. Depois, circulação marítima novamente. Assim, nessa semana teremos a presença constante das nuvens com chuva. Alguns dias mais, outros menos. Chance de trovoada isolada na segunda, sexta-feira e sábado.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 03/09/2023 – Hora local: 19:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

A nebulosidade predominará na maioria dos dias com algumas aberturas de sol. Chuva mais persistente na segunda, quinta, sexta-feira e sábado. Nos demais dias chuva isolada ou ocasional.

Segunda-feira de calor com máxima beirando os 32°C. Depois, temperaturas mais amenas. As mínimas ficarão entre 12/16°C e as máximas entre 19/25°C.

Ventos variáveis. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas mais fortes, acima dos 45 km/h, na segunda e terça-feira pela passagem da frente fria. No sábado, pelo mesmo motivo, novamente rajadas mais fortes, superiores a 40 km/h.

Em nossas praias predomínio das ondas de leste com alguma variação, dependendo do pico. Séries de até 1,5 metros ou maiores para esse segunda e terça-feira. Tendência de baixa para quarta e quinta, e alta a partir de sexta-feira.

Na costa e fora da costa ondas entre 1 e 3,5 metros nesse início de semana.

Avatar de Desconhecido

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário