O tempo instável com chuva volumosa para os próximos dias

Observe a imagem de satélite dessa manhã fortes áreas de instabilidade sobre nosso estado. Para os próximos dias teremos uma mistura de passagem de frente fria, hoje e sábado, associada a áreas de instabilidade e mais circulação marítima. Essas condições deixarão o tempo instável com chuva diária para os próximos dias. Chuva mais volumosa para essa quarta e quinta-feira, acima de 20 mm/dia. Chuva para sexta-feira e sábado, por enquanto abaixo de 10 mm/dia, e chuva mais intensa para domingo. Dependendo do modelo entre 25 e 45 mm. Totais entre essa quarta-feira e domingo variam entre 110 e 125 mm, 80% da média histórica para Itajaí. Poucos modelos, até essa manhã, apontam para volumes maiores. Nas últimas 12 horas choveu 47 mm em Brusque, 49 mm em Camboriú, 37 mm em Balneário Camboriú e 40 mm em Itajaí (Itaipava). Dessa forma é importante observar os avisos das defesas civis municipais e estadual. Esses volumes individuais trazem condições de alagamentos pontuais, e no acumulado, chance de enchentes localizadas nas áreas mais suscetíveis, como baixadas e próximo aos rios. Monitorar também áreas com riscos de deslizamentos de terra. O solo estará encharcado por muito tempo.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 04/10/2023 – Hora local: 09:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Temperaturas amenas até domingo. Mínimas entre 16/18°C e a máximas entre 20/24°C.

Maior frequência do vento das direções de sudoeste e sudeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas mais fortes, acima de 40 km/h, para hoje, sábado e domingo.

Em nossas praias ondas entre sudeste e leste com até 1,5 metros para hoje. Para o período de quinta-feira e domingo ondas de leste com séries de 1 metro. Em alguns picos séries de até 1,5 metros.

Avatar de Desconhecido

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário