A chuva dá uma trégua

Da tarde de segunda até essa madrugada choveu 156 mm em Itajaí, ou seja, a chuva do mês inteiro em dois dias. Em Camboriú no mesmo período choveu 104 mm e em Brusque 100 mm. Hoje temos um ciclone sobre o oceano na altura de Santa Catarina que deslocará as áreas de instabilidade para o oceano. Teremos bons períodos de sol até domingo. Alguns dias amanhecerão mais nublados e depois o sol aparecerá, outros, começarão com sol e depois as nuvens chegarão. Chance de nevoeiros ocasionais. Condições de pancadas de chuva ao final da tarde e noite para sábado e domingo. Hoje choveu fraco na madrugada (2 mm) e permanece condição de chuva fraca bem isolada. O sol chegará aos poucos. A próxima semana será mais nublada com chuva diária.

Temperaturas em elevação. Hoje a máxima se aproxima dos 29°C. Para o período de quinta-feira até domingo temperaturas mínimas entre 19/21°C e as máximas entre 30/33°C. Para a próxima semana temperaturas um pouco mais baixas.

Ventos variáveis. Maior frequência das direções de sudoeste e sudeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas moderadas à fortes até o domingo, superiores a 30 km/h.

Em nossas praias ondas variando entre leste e sudeste até sábado. No domingo maior domínio da direção de sudeste. Hoje séries de até 1,5 metros. A partir de amanhã tendência de baixa.

Observe a imagem de satélite desse início de manhã muita nebulosidade entre o planalto e litoral catarinense.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 29/11/2023 – Hora local: 08:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Semana começa com tempo instável

Circulação marítima e áreas de instabilidade darão o tom nesse início de semana. Tempo encoberto com chuva para segunda e terça-feira. Quarta-feira começará nublada e aos poucos o sol aparecerá e a chuva cessará. Bons períodos de sol para quinta e sexta-feira, sem previsão de chuva. O sábado será um pouco mais nublado com pancadas de chuva ao final da tarde e noite. O domingo terá bons períodos de sol com pancadas de chuva ao final da tarde e noite. Os modelos apontam para volumes acima de 60mm entre segunda e quarta-feira. É importante observar os avisos das defesas civis porque alguns modelos apontam para totais entre 80 e 100 mm, mas são minoria.

A semana começa com temperaturas mais baixas por causa da nebulosidade. Para segunda e terça-feira temperaturas entre 17/23°C. A partir de quarta-feira o calor voltará com mínimas acima dos 20°C e as máximas sempre acima dos 30°C, geralmente entre 31/33°C.

Ventos variáveis com intensidade entre calmaria e brisa leve. Rajadas fortes entre terça-feira e sábado, superiores a 35 km/h.

Em nossas praias ondas variando entre leste e nordeste para segunda e terça-feira com séries de até 1,5 metros, dependendo do pico. Depois, predomínio das ondas de leste com séries de até 1 metro. Chance de séries maiores em um ou outro pico.

Observe a imagem de satélite dessa noite nebulosidade presente em nosso estado, especialmente entre o litoral central e norte catarinense.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce (topo das nuvens em °C) – dia -26/11/2023 – Hora local: 20:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

Períodos de sol para sexta e sábado, depois chuva.

Nesse final de semana estaremos sob a influência da circulação marítima. Na segunda-feira áreas de instabilidade. Na quarta-feira um sistema de baixa pressão (ciclone) sobre o oceano na altura do nosso estado, e uma nova frente fria no outro domingo. Com essas condições períodos de sol para essa sexta-feira e sábado. No domingo predomínio das nuvens com chuva fraca ocasional. Chuva mais significativa para segunda e terça-feira. Volumes superiores a 30 mm. Na quarta-feira chuva ocasional, mas o tempo melhorará aos poucos. Para quinta, sexta-feira e sábado bons períodos de sol. Condições de pancadas de chuva com trovoada isolada por causa do calor. O domingo começará com sol e condições de chuva com trovoada ao final da tarde e noite pela passagem da frente fria.

Temperaturas mais baixas até terça-feira. As mínimas ficarão entre 14/18°C e as máximas entre 21/24°C. Nessa sexta-feira a máxima chegará aos 26°C. A partir da próxima quarta-feira máximas sempre acima dos 30°C.

Ventos de sudeste e leste até domingo com intensidade entre calmaria e brisa leve. Rajadas médias de 30 km/h. Para a próxima semana rajadas fortes entre segunda e quinta-feira.

Em nossas praias ondas de sudeste com séries de até 1 metro, dependendo do pico. Para a próxima semana predomínio das ondas de leste com séries de 1 metro. Para terça e quarta-feira séries de até 1,5 metros, depois tendência de baixa.

Observe a imagem de satélite desse início de manhã nebulosidade esparsa em Santa Catarina.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 24/11/2023 – Hora local: 08:40 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Tempo instável para os próximos dias

Observe a imagem de satélite dessa manhã fortes áreas de instabilidade (colorido) sobre o Rio Grande do Sul. É uma frente fria em nossa direção. Amanhã áreas de instabilidade remanescentes e circulação marinha. Para o resto da semana circulação marítima por causa de uma massa de ar polar entre Argentina e Brasil. A próxima semana começará com fortes áreas de instabilidade e chuva forte para segunda e terça-feira. Nessa quarta-feira teremos alguns períodos de sol pela manhã e condições de chuva com trovoada a partir da tarde. Para quinta-feira predomínio das nuvens com chuva. Chance de trovoada. Para sexta-feira e domingo predomínio das nuvens com chuva ocasional. No sábado teremos maiores períodos de sol com chuva isolada. Até essa manhã choveu 192 mm em Itajaí. O novembro terminará com chuva acima da média. Os modelos de hoje apontam para os próximos 10 dias volumes de até 110 mm (média). Os mais econômicos acima de 70 mm, e os mais extravagantes até 170 mm. Vamos acompanhando.

Hoje faz calor com máxima de até 33°C. A partir de amanhã pela chuva, nuvens e massa de ar polar temperaturas mais baixas. As mínimas ficarão entre 16/19°C e as máximas entre 21/24°C.

Vento das direções de noroeste e nordeste para essa manhã e tarde, depois gira para sudeste. Esse vento terá maior frequência até sábado. No domingo vento de leste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas fortes nesse período, superiores a 35 km/h.

Em nossas praias ondas variando entre nordeste e leste para hoje. Amanhã entre leste e sudeste. Para sexta-feira, sábado e domingo ondas de sudeste. A partir de amanhã séries maiores de até 1 metro. Na sexta-feira chance de séries maiores em algumas praias.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce (topo das nuvens em °C) – dia -22/11/2023 – Hora local: 08:40 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

O tempo para a semana

A semana começa com circulação marítima. Na quarta-feira uma nova frente fria e um ciclone sobre o oceano na altura do nosso estado. Depois, circulação marítima e áreas de instabilidade. Posto essas condições teremos períodos de sol na segunda e terça-feira com chance de chuva bem isolada. A partir de quarta-feira teremos muitas nuvens, algumas aberturas de sol, chuva diária e trovoada isolada. Chuva mais significativa na quarta e quinta-feira. Volumes esperados acima de 50 mm. Semana de altos e baixos nas temperaturas. Para segunda máxima de 26°C. Para terça e quarta máximas entre 31/33°C. Para o resto da semana temperaturas amenas com mínimas entre 16/19°C e máximas entre 21/24°C. Nessa semana maior frequência do vento da direção sudeste. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas fortes entre terça e sexta-feira, superiores a 35 km/h. Em nossas praias muita variação na direção das ondas. Para segunda entre sudeste e nordeste. Para terça e quarta-feira entre nordeste e leste. Para quinta, sábado e domingo da direção sudeste. Na sexta-feira entre leste e sudeste. O tamanho na maioria dos dias e picos ficará abaixo de 1 metro. Na quinta-feira e sábado chance de séries maiores em alguns picos. Observe a imagem de satélite dessa noite nebulosidade presente entre o litoral sul e norte catarinense bem como fortes áreas de instabilidade sobre São Paulo e Rio de Janeiro.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 19/11/2023 – Hora local: 20:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Tempo instável para o fim de semana

Circulação marítima e áreas de instabilidade para hoje. No sábado uma nova frente fria passará por aqui. No domingo uma massa de ar polar. Para esse fim de semana predomínio das nuvens, algumas aberturas de sol, chuva diária e trovoada isolada. A princípio volumes menores, inferiores a 20 mm. Até essa manhã choveu em Itajaí 189 mm. Observe a imagem de satélite que estamos no limite de uma forte área de instabilidade. Observe também muita descarga elétrica com trovoada em nosso estado e em nossa região. Nossa preocupação está nos rios, calha acima. O nível do Itajaí-Mirim está em 6,2 m em Brusque, e em Blumenau o Itajaí-açu com 9 metros. Pelo monitoramento da defesa civil de Itajaí estamos com 2 locais em cota de enchente e três em alerta na cidade. As fortes áreas de instabilidade estão sobre parte da bacia do Itajaí-Açu e Mirim. Assim é necessário o monitoramento da descarga hidráulica desses rios e seus impactos em nossa região. O tempo permanecerá instável para a próxima semana com volumes superiores a 40 mm. A diferença é que teremos em alguns dias maiores períodos de sol. As temperaturas mínimas ficarão entre 18/20°C. As máximas flutuarão mais. Na sexta-feira com 26°C, no sábado com 31°C e no domingo com 23°C. Maior frequência do vento das direções de sudoeste e sudeste. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas fortes para sábado e domingo, superiores a 40 km/h. Em nossas praias ondas variando entre leste e nordeste com séries de até 1 metro. No sábado alguma variação rápida para sudeste com séries de até 1,5 metros por causa da passagem da frente fria e seus ventos mais fortes.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 17/11/2023 – Hora local: 10:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Descargas atmosféricas . Fonte: Rindat modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Como será nosso janeiro de 2024

Figura 1: Modelo de probabilidade de El Niño – IRI ENSO. Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University – EUA.

O fenômeno El Niño se manterá até abril de 2024. Em janeiro é previsto anomalias positivas de 1,8°C para temperatura da superfície do mar do Pacífico Equatorial indicando intensidade moderada (figura). O El Niño traz mais chuva e calor para região sul. Já tivemos chuva acima da média histórica para outubro e novembro. Os modelos atuais, sem consenso, apontam para precipitação na média e/ou acima da média para dezembro e janeiro. A probabilidade é de 40% para chuvas acima da média. A média histórica de precipitação para a região de Itajaí é de 225 mm e 18 dias de chuva em janeiro. Os modelos nacionais apontam para anomalias de até 50 mm acima da média e prognóstico de chuvas entre 260 e 300 mm. Lembrando que o verão é nossa estação mais chuvosa. O recorde de chuva para janeiro em Itajaí foi em 1999 com 500 mm. Para as temperaturas todos os modelos apontam para valores acima da média histórica. A probabilidade é de 70% para acima da média histórica. Como comportamento médio diário utilizamos a média das temperaturas máximas e mínimas. Para janeiro o comportamento da temperatura máxima esperado é de 29,7°C e para mínima é de 21,0°C. A temperatura média para janeiro é de 25,4°C. Os modelos apontam para anomalias maiores que 1°C. Contudo desde maio temos anomalias positivas acima de 1,5°C e essa tendência continuará. Só o mês de outubro ficou na média por causa de muitos dias com chuva e céu encoberto. O recorde da temperatura máxima em Itajaí foi de 38,9°C em 2019. Ótimo janeiro a todos.

Tempo instável até sábado

Circulação marítima, áreas de instabilidade e passagem de uma frente fria deixarão o tempo instável até sábado. No domingo uma massa de ar polar avançará pela região trazendo um pouco de estabilidade. Muitas nuvens, aberturas de sol, chuva e trovoada isolada diária entre essa quarta-feira e sábado. O volume de chuva esperado até o fim de semana diminui para 50 mm. Até essa madrugada choveu em Itajaí 153 mm. A média do mês é de 150 mm. Para o domingo um pouco mais de sol e chuva fraca bem isolada. Isso se repetirá para segunda, terça e quarta-feira da próxima semana. Depois, caso nada mude, chuva volumosa para quinta, sexta-feira e sábado. Os modelos de hoje apontam algo superior a 80 mm. Vamos acompanhando.

Para essa quarta e quinta-feira temperaturas máximas de até 29°C. Entre sexta-feira e domingo as máximas ficarão entre 23/26°C.

Até domingo maior frequência do vento da direção sudeste. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas fortes nesse período, superiores a 35 km/h.

Ondas de sudeste com séries de meio metro para hoje e até um metro para amanhã. Para sexta e sábado ondas de leste com séries de até 1 metro. No domingo ondas de sudeste com séries de até 1,5 metros, dependendo do pico. Depois ondas de leste com séries de até 1 metro.

Observe a imagem de satélite desse início de manhã fortes áreas de instabilidade em parte de Santa Catarina e as nuvens presentes no litoral norte catarinense.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 15/11/2023 – Hora local: 09:00 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Semana de calor, chuva e trovoada

Nessa semana teremos uma mistura de circulação marítima com áreas de instabilidade. Na sexta-feira uma nova frente fria.

Variação na nebulosidade. Sol entre nuvens, muitas nuvens e encoberto. Chove todos os dias com trovoadas ocasionais. Até esse momento sem consenso para o volume de chuva nessa semana. Totais que variam entre 30 mm e 125 mm. Fiquem atentos aos avisos das defesas civis municipais.

Temperaturas altas, geralmente entre 28/32°C. Na sexta-feira, sábado e domingo as temperaturas diminuem ficando entre 26/29°C.

Ventos variáveis com intensidade entre calmaria e brisa leve. Rajadas fortes para terça-feira e entre quinta-feira e domingo, superiores a 35 km/h.

Em nossas praias ondas variando entre nordeste e sudeste, dependendo do pico. O tamanho ficará entre liso e meio metro. Em algumas praias séries maiores.

Observe a imagem de satélite dessa noite áreas de instabilidade entre o litoral sul e norte.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 12/11/2023 – Hora local: 18:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Calor para esse fim de semana

Nessa sexta-feira uma frente fria se desloca em direção a região sudeste. No sábado circulação marítima. No domingo áreas de instabilidade associada a passagem de outra frente fria. Assim teremos o predomínio das nuvens nessa sexta, possíveis aberturas de sol e chuva fraca ocasional, principalmente na madrugada e início da manhã. No sábado e domingo o sol aparecerá acompanhado das nuvens. Ora mais, ora menos. Chance de chuva rápida e trovoada isolada, especialmente na madrugada e noite, nos dois dias. A próxima semana será de tempo instável com chuva diária e volumes maiores que 50 mm.

Temperaturas agradáveis nessa sexta, entre 19/24°C. Calor para o sábado e domingo com máximas de até 33°C.

Ventos variáveis com intensidade entre calmaria e brisa leve. Rajadas fortes para sábado e domingo, superiores a 35 km/h.

Em nossas praias ondas entre sudeste e leste com tamanho entre liso e meio metro. Um ou outro pico com algumas séries maiores.

Observe a imagem de satélite dessa noite muitas nuvens sobre nosso estado pelo passagem da frente fria.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 09/11/2023 – Hora local: 18:10 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.