Calor com pancadas de chuva para a semana

Por Sergey A. de Araújo

Observe a imagem de satélite dessa noite áreas de instabilidade atuando sobre a região sul e sudeste do Brasil motivadas pelo calor. Domingo de calor em todo o estado. Na cidade de Itapiranga no extremo oeste catarinense máxima de 40,5°C. No Sul, em Criciúma máxima de 37,3°C e no norte do estado, em Schroeder máxima de 37,1°C. Aqui em nossa região máxima em Camboriú de 35,3°C e em Itajaí de 33,8°C. O recorde em Itajaí para o mês de fevereiro é de 37,5°C em 2019. Nessa segunda-feira teremos uma frente fria sobre o oceano na altura do Rio Grande do Sul. Para nós circulação marítima e áreas de instabilidades motivadas pelo calor. Essa condição permanecerá durante a semana. Dessa forma, sem grandes mudanças do que ocorreu na semana passada. Momentos de sol com algumas nuvens, outros com céu quase encoberto, condição de chuva diária, geralmente ao final da tarde, noite e madrugada. Chance de trovoada ocasional pelo calor. Os modelos atuais apontam para pequeno volume de chuva nessa semana, algo inferior a 15 mm. Cabe ressaltar que chuva motivada pelo calor pode ser forte pontualmente.

O calor continuará durante a semana. Temperaturas mínimas entre 21/23°C e máximas entre 30/34°C.

A semana começará com vento das direções de sudoeste e sudeste. A partir de terça-feira maior frequência das direções de noroeste e nordeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas médias inferiores a 30 km/h.

Em nossas praias ondas entre leste e sudeste nessa segunda-feira. Entre terça-feira e sábado predomínio das ondas de sudeste. No domingo ondas de leste. O tamanho na maioria dos dias e praias ficará entre liso e meio metro.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 04/02/2024 – Hora local: 19:50 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Avatar de Desconhecido

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário