Por Sergey A. de Araújo
Nesse fim de semana teremos a atuação da circulação marítima com áreas de instabilidade pontuais. Um sistema de baixa pressão (ciclone) se deslocará da costa do Rio de Janeiro em direção ao sul do país a partir de amanhã. No domingo estará na altura de Santa Catarina, mais forte a 700 km da costa (43W de longitude). Chance de ser classificado como ciclone subtropical ou tempestade subtropical. No seu entorno ventos fortes acima de 60 km/h. Na segunda-feira ventos fortes na costa catarinense por causa desse ciclone. Depois a circulação marítima atuará durante a semana.
Nessa sexta-feira o sol aparecerá junto a muitas nuvens com chuva fraca ocasional. Para sábado e domingo teremos maiores períodos de sol com poucas nuvens e outros quase encoberto com chuva ocasional, principalmente para o domingo. Nesse dia chance de trovoada isolada. As condições do tempo para a próxima semana não mudarão. Grande variação na nebulosidade com chuva diária. Chuva mais forte na segunda-feira por causa do ciclone, e no sábado devido a áreas de instabilidade.
Quarta e quinta-feira mais frescos (24/27°C respectivamente). Na terça-feira chegamos a 37°C. A partir de amanhã temperatura em elevação com máxima de 28°C. Para sábado e domingo máximas entre 29/31°C. Calor mais intenso a partir de quarta-feira da próxima semana com máximas entre 32/35°C.
Vento de sudoeste e sudeste terão maior frequência até madrugada de quarta-feira. Depois de noroeste e nordeste. A intensidade para esse final de semana ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas médias inferiores a 25 km/h. No domingo um pouco mais forte por causa da aproximação do ciclone.
Em nossas praias ondas variando entre o sudeste e leste com séries de até 1 metro. Essa condição se mantém até quinta-feira. Depois ondas de leste.
Observe a imagem de satélite dessa noite nebulosidade presente no litoral e áreas de instabilidade (colorido) junto ao planalto e serra catarinense.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 15/02/2024 – Hora local: 19:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.
