Por Sergey A. de Araújo
Nessa segunda-feira áreas de instabilidade se deslocarão pelo nosso estado em direção ao oceano. Se fortalecerão formando uma nova frente fria na terça-feira. Seu núcleo (ciclone) se formará no sul catarinense sobre o oceano. Esses sistemas trarão chuva forte para essa segunda. Dependendo do modelo totais acima de 50 mm e/ou 80 mm. Junto a esse movimento teremos ventos mais intensos para essa segunda e terça-feira. Rajadas acima de 40 km/h na segunda e 55 km/h na terça-feira. Na terça-feira a frente fria se movimentará em direção ao sudeste e entra em nosso estado uma nova massa de ar polar trazendo frio. É esperado temperaturas negativas para serra com geada. Não há previsão de neve. Observe a imagem de satélite dessa noite muita nebulosidade sobre o sul do país.
Segunda-feira com muitas nuvens e chuva. A partir da noite a nebulosidade diminuirá. Ótimos períodos de sol para terça, quarta e quinta-feira. Para sexta-feira e sábado bons períodos de sol. O domingo terá muitas nuvens e/ou céu encoberto com chuva a partir da tarde por causa da passagem de uma nova frente fria. Nevoeiros na madrugada e noite entre quarta-feira e sábado.
Semana fria. As temperaturas mínimas ficarão entre 9/13°C e as máximas entre 19/23°C. O domingo será um pouco mais quente com temperaturas entre 15/26°C.
Nessa semana maior frequência do vento das direções de sudoeste e sul, em segundo, de noroeste e nordeste. A intensidade ficará entre calmaria e vento moderado para segunda e terça-feira. Depois entre calmaria e brisa leve com rajadas acima de 20 km/h.
Em nossas praias ondas variando entre leste e sudeste dependendo da praia. Para alguns picos séries de até 1 metro. Para outros séries de até 2 metros com tendência de baixa a partir de quarta-feira.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 26/05/2024 – Hora local: 20:00 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.
