Por Sergey A. de Araújo
Observe a imagem de satélite desse final de tarde muita nebulosidade sobre nosso estado e áreas de instabilidade entre o litoral central, norte e o planalto. Trovoadas com descargas elétricas no limite de Santa Catarina e Paraná. A frente fria estacionária está se deslocando lentamente em direção ao Rio de Janeiro. Um sistema de baixa pressão sobre o oceano na altura do Rio Grande do Sul se deslocará em direção ao sudeste carregando parte dessas áreas de instabilidade. Para os próximos dias e próxima semana atuação da circulação marítima. No sábado uma frente fria se deslocará pelo oceano, longe da costa. Com essas condições teremos nebulosidade variável com nevoeiros ou chuviscos ocasionais nas madrugadas e noites. Bom lembrar que até às 17 horas dessa terça-feira choveu 131 mm em Itajaí (Itaipava) e 154 mm em Camboriú (Salto dos Pilões) no período de 11 dias.
Entre quarta-feira e domingo teremos maiores ou menores períodos de sol. Alguns dias mais ensolarados, outros mais nublados. Condições de nevoeiros ou chuviscos diários nas madrugadas e noites. Essa condição permanecerá até sexta-feira da próxima semana.
Até segunda-feira friozinho na madrugada, início de manhã e noite permanecerá. Para a próxima semana tendência de elevação das temperaturas. Para o período de quarta-feira a domingo as mínimas ficarão entre 12/14°C e as máximas entre 21/24°C. Para a próxima semana (até sexta-feira) mínimas entre 14/16°C e máximas entre 20/27°C.
Quanto ao vento para o restante da semana maior frequência das direções de noroeste e nordeste. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve com rajadas acima de 20 km/h.
Em nossas praias predomínio das ondas de leste com alguma variação. O tamanho ficará entre liso e meio metro. Para essa quarta e quinta-feira em alguns picos, séries maiores.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 16/07/2024 – Hora local: 16:50 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.
