Por Sergey A. de Araújo
Nesta segunda-feira uma nova frente fria passará por nossa região deixando áreas de instabilidade remanescentes para terça-feira. Depois circulação marítima até sexta-feira. No sábado áreas de instabilidade se fortalecerão e formarão um sistema de baixa pressão sobre o oceano na altura de Santa Catarina. Esse sistema se intensificará e formará uma nova frente fria no domingo. Com estas condições será uma semana de tempo instável, muitas nuvens e chuva diária. O volume esperado não apresenta consenso. A variação média ficará entre 50 e 85 mm pelos modelos desta manhã. Veja a imagem de satélite de final de manhã nebulosidade presente em nosso litoral por causa da circulação marítima.
Desta segunda-feira até o domingo teremos o predomínio das nuvens, algumas aberturas de sol, chuva diária e trovoada isolada. Os modelos não apontam consenso para as aberturas de sol. Chance para esta segunda, quinta e sexta-feira. Chuva mais significativa na terça e sábado pelos modelos deste domingo.
Semana de sobe e desce das temperaturas, contudo mais fresca do que a que passou. Segunda e sexta-feira mais quentes com máximas entre 28/30°C. Terça e quarta-feira mais frescas com temperaturas entre 17/23°C. No final de semana temperaturas entre 20/27°C.
Ventos variáveis com intensidade entre calmaria e brisa leve na maioria dos dias. As direções de sudeste e depois de nordeste terão maior frequência durante a semana. Rajadas mais fortes nesta segunda e quarta-feira acima de 40 km/h. Em nossas praias domínio das ondas de leste com variação. Algumas praias para nordeste, outras com ondas de sudeste em alguns dias. Em boa parte das praias o tamanho ficará entre liso e meio metro. Contudo alguns picos terão séries de até 1 metro.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 01/12/2024 – Hora local: 11:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.
