Tempo instável para o fim de semana

Por Sergey A. de Araújo

Circulação marítima associada a áreas de instabilidade e uma frente fria no sábado deixarão o tempo instável para os próximos dias. Os modelos mantem prognóstico de volume significativo para os próximos dias. Desta sexta-feira à noite até a próxima quarta-feira é esperado volume médio acima de 130 mm. Os modelos mais econômicos apontam para volume acima de 85 mm e os mais pessimistas acima de 170 mm. Vamos acompanhando. A risco de enchente? Depende do volume na bacia como todo. É provável alagamentos. Não se descarta que alguns locais pontuais de ribeirões, riachos etc. possam extravasar um pouco de sua calha. Chovendo de forma distribuída, sem grandes concentrações, o impacto será menor. A previsão para maré alta é abaixo de 1 metro para os próximos dias que não dificulta tanto a vazão. Recomenda-se atenção aos avisos da Defesa Civil tanto para alagamentos e movimentação de encostas. Observa imagem de satélite nebulosidade presente entre o litoral central e norte catarinense.

Esta sexta-feira terá bons períodos de sol com chuva e trovoada ao final da tarde e noite. Para o período de sábado até madrugada/manhã de quarta-feira predomínio das nuvens com chuva. Em alguns momentos de forma moderada.

Amanhã faz calor com máxima entre 30/32°C. Depois temperaturas amenas por causa da nebulosidade e da chuva. As mínimas ficarão entre 17/20°C e as máximas entre 20/25°C até quarta-feira.

Vento das direções de noroeste e nordeste para sexta-feira. No sábado girando entre noroeste e sudoeste. Depois maior frequência da direção de sudeste. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve no limite de suave. Rajadas mais fortes acima de 40 km/h até a próxima quarta-feira.

Em nossas praias predomínio das ondas de leste com alguma variação para nordeste e sudeste. O tamanho ficará entre liso e meio metro para algumas praias e outras com séries de até 1 metro.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 05/12/2024 – Hora local: 10:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Avatar de Desconhecido

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário