Sem mudanças – calor com pancadas de chuva

Por Sergey A. de Araújo

Nesta sexta-feira teremos um sistema de baixa pressão sobre o oceano juntamente com circulação marítima e áreas de instabilidade que se manterão para os próximos dias. Na quinta-feira, uma nova frente fria passará pela região. Com essas condições, continuaremos com calor e umidade que facilitarão a variação na cobertura das nuvens, pancadas de chuva e trovoada ocasional. O alerta para temporais permanece. O volume esperado diário é menor que 5 mm/dia. A partir da próxima quinta-feira, volumes maiores são esperados. É importante ressaltar que é comum em chuva convectiva volumes pontuais maiores, o que vem ocorrendo nos últimos dias na região. Ontem, quarta-feira, tivemos chuvas em Itajaí variando entre 6 e 50 mm dependendo da região. No molhe do Atalaia choveu 72 mm. No bairro Itaipava choveu 7 mm. Em Laranjeiras (Balneário Camboriú) choveu 7 mm. Em Tijucas perto do centro, 32 mm. Isso demonstra a variação espacial associada ao tipo de nuvem e à quantidade de água que carrega. Essas condições permanecerão para os próximos dias. Essas nuvens mais carregadas conseguimos acompanhar por imagens de satélite e de radar. Os modelos apresentam dificuldades de prognóstico para esses eventos. Acertam se choverá, mas o problema é a quantidade, principalmente pontual.

O calor persistirá durante este fim de semana e na próxima semana. As temperaturas mínimas ficarão entre 21/23°C e as máximas entre 30/32°C até domingo. Na próxima semana, máximas entre 31/36°C.

Vento variável. Para os próximos dias, maior frequência das direções de noroeste e nordeste, seguido por sudoeste e sudeste. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve, com rajadas acima de 30 km/h.

Em nossas praias, ondas variando entre leste e nordeste. O tamanho ficará entre calmo e meio metro.

Observe na imagem de satélite a nebulosidade no estado, no oeste, sul e sobre o oceano áreas de instabilidade.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 30/01/2025 – Hora local: 17:10 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Calor com chuva diária até o fim de semana

Por Sergey A. de Araújo

A circulação marítima associada a áreas de instabilidade continuará presente nos próximos dias. Na sexta-feira, um sistema de baixa pressão (ciclone) deslocar-se-á pelo oceano. As condições de calor e umidade prevalecerão nesta semana e na próxima, resultando em tempo instável, com períodos de sol intercalados por chuvas diárias e trovoadas isoladas. Alguns dias apresentarão maior nebulosidade, enquanto outros terão mais incidência de sol. Os modelos meteorológicos indicam que os volumes diários de precipitação serão reduzidos nesta semana, geralmente abaixo de 10 mm, e na maioria dos dias, inferiores a 5 mm/dia. Para a próxima semana, espera-se chuva mais intensa a partir de quarta-feira. O CPTEC/INPE continua apontando a possibilidade de tempestades (severidade nível 1 – comum para a região) nos próximos dias. É importante destacar que, devido ao calor, chuvas convectivas podem ser localmente mais intensas, dependendo do tipo e desenvolvimento das nuvens.

O calor continuará com sensação de abafamento. As temperaturas variarão entre 21/23°C de mínima e 28/32°C de máxima.

O vento será variável. De quarta-feira a sexta-feira, apresentará direções de sudoeste e sudeste. No sábado e domingo, as direções predominantes serão noroeste e nordeste. A intensidade do vento variará entre calmaria e brisa leve, com rajadas que poderão exceder 30 km/h.

Para nossas praias, as ondas variam entre leste e sudeste na quarta e quinta-feira. Em seguida, entre leste e nordeste, com tamanho calmo a meio metro na maioria das praias.

A imagem de satélite desta manhã mostra nebulosidade presente no estado, mais concentrada no litoral devido à circulação marítima.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 29/01/2025 – Hora local: 11:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Sem mudanças no tempo para os próximos dias

Por Sergey A. de Araújo

Uma frente fria está se deslocando pelo oceano em direção à região sudeste. Nos próximos dias, haverá circulação marítima associada a áreas de instabilidade devido ao calor. Na sexta-feira, um sistema de baixa pressão se desenvolverá sobre o oceano na altura de São Paulo. Com essas condições, espera-se que haja tempo semelhante ao dos últimos dias, com nebulosidade variável, chuva e trovoadas isoladas causadas pelo calor.

Observe a imagem de satélite deste início de noite nebulosidade presente em nosso estado. Fortes áreas de instabilidade sobre São Paulo e Rio de Janeiro.

De segunda-feira a domingo, haverá períodos variáveis de sol com chuva diária e trovoadas isoladas devido ao calor. De acordo com os modelos meteorológicos desta tarde, quarta e quinta-feira serão dias mais nublados. As chuvas ocorrerão com maior frequência no período da tarde e noite. O volume total previsto para esta semana é de até 50 mm, conforme os modelos atuais. No entanto, chuvas resultantes da umidade e do calor podem ocasionar volumes localizados mais intensos. Portanto, é necessário acompanhar diariamente a formação pontual ou regional de áreas de instabilidade.

A previsão indica calor na maior parte da semana. As temperaturas mínimas variam entre 20°C e 23°C e as máximas entre 30°C e 34°C. Na quarta e quinta-feira, espera-se um clima mais ameno com máximas entre 26°C e 29°C. Neste domingo, a máxima registrada foi de 32,6°C em Camboriú e 30,5°C em Itajaí.

O vento será variável, predominando as direções de noroeste e nordeste, seguidas por sudoeste e sudeste. Na maioria dos dias, a intensidade do vento oscilará entre calmaria e brisa leve, com rajadas superiores a 30 km/h. Para quarta, quinta e sexta-feira, são esperadas rajadas mais intensas.

Nas praias, as ondas variam entre leste e nordeste ou leste e sudeste até quinta-feira, depois ficam entre leste e nordeste. O tamanho das ondas será entre calmo e meio metro na maioria das praias. A partir de sábado, há tendência de elevação em alguns picos.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 26/01/2025 – Hora local: 18:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Calor, chuva e trovoada permanecem nos próximos dias

Por Sergey A. de Araújo

Observe a imagem de satélite muita nebulosidade sobre nosso estado. Para os próximos dias teremos uma mistura de circulação marítima, áreas de instabilidade e uma frente fria pelo oceano no domingo. Com estas condições teremos variação na nebulosidade com chuva e trovoada. Até domingo é esperado chuvas de até 50 mm sem consenso entre os modelos.

Para esta sexta-feira, haverá muitas nuvens, algumas aberturas de sol e chuva com trovoada à tarde e à noite. No sábado e domingo, estão previstos maiores períodos de sol, com chuvas e trovoadas especialmente durante a madrugada e a partir da tarde. A próxima semana terá condições semelhantes, com períodos variados de sol e possibilidade de chuva com trovoada isolada, geralmente a partir da tarde. Esta condição persiste devido à umidade e calor.

A previsão indica que o calor persistirá nos próximos dias. As temperaturas mínimas deverão ficar entre 21/23°C e as máximas entre 30/36°C.

O vento será variável. A partir desta sexta-feira até o domingo da próxima semana, haverá maior incidência de ventos provenientes das direções noroeste e nordeste, seguidos por ventos de sudoeste e sudeste. Na maioria dos dias, a intensidade do vento variará entre calmaria e brisa leve, com rajadas superiores a 25 km/h.

Nas nossas praias, as ondas variam entre leste e nordeste ou leste e sudeste, dependendo do pico. O tamanho das ondas na maioria das praias ficará entre calmo e meio metro.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal 13 IR 10,35 µm (NOAA) – dia – 24/01/2025 – Hora local: 09:00 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Calor com pancadas de chuva para os próximos dias

Por Sergey A. de Araújo

Uma frente fria está se deslocando em direção à região sudeste. Em seguida, haverá circulação marítima e áreas de instabilidade. Na noite de sábado e durante o domingo, uma nova frente fria passará pela região. Essas condições resultarão em variação na cobertura de nuvens e pancadas de chuva devido ao calor e à umidade.

Observe a imagem de satélite a frente fria na altura de Itapoá e nebulosidade esparsa no estado.

Para esta quarta-feira, quinta-feira e domingo, estão previstos períodos de sol com chuvas ocasionais. Na sexta-feira e no sábado, haverá presença de nuvens, algumas aberturas de sol e chuvas. É esperado um acumulado de até 50 mm de chuva nesse período. Na próxima semana, a previsão é de variação na nebulosidade e chuvas diárias de pequeno volume.

O calor continuará para os próximos dias. As temperaturas mínimas ficarão entre 21/23°C e as máximas com maior variação entre 29/36°C.

Vento variável, com maior frequência das direções de noroeste e nordeste, seguidas pelas direções de sudoeste e sudeste, com intensidade variando entre calmaria e brisa leve. Rajadas acima de 30 km/h são esperadas. No domingo, espera-se um vento mais intenso.

Nas nossas praias, haverá ondas entre leste e nordeste nesta quarta e quinta-feira. Posteriormente, variando entre leste, nordeste e sudeste, dependendo da praia. Até domingo, a altura das ondas na maioria dos locais estará entre calmo e meio metro. Há uma leve tendência de aumento para a próxima semana.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do visível – dia -22/01/2025 – Hora local: 11:10 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

Semana de calor com pancadas de chuva

Por Sergey A. de Araújo

Uma frente fria passa pela região nesta segunda-feira e madrugada de terça. Depois, áreas de instabilidade atuarão com circulação marítima. Entre sábado e domingo, uma nova frente fria se deslocará pelo estado. A semana terá nebulosidade variável, calor e chuvas ocasionais com trovoadas.

Observe a imagem de satélite desta manhã nuvens com áreas de instabilidade (colorido) sobre nosso estado.

De segunda a domingo, o sol aparecerá quase todos os dias, com períodos de céu encoberto, chuva diária e trovoada. Na terça e quarta-feira, haverá chuva isolada. Entre quinta e sábado, há possibilidade de chuva volumosa, com volumes esperados próximos de 80 mm. Os modelos divergem sobre a intensidade da chuva entre quinta e sábado.

A semana será quente, com temperaturas mínimas oscilando entre 22°C e 23°C, e máximas variando de 33°C a 36°C. Entretanto, haverá exceções na sexta-feira, com uma temperatura máxima de 28°C, e no domingo, com uma máxima de 30°C.

O vento será variável, predominando do sudoeste e sudeste, seguido por noroeste e nordeste. A intensidade variará entre calmaria e brisa leve, com rajadas superiores a 30 km/h. O vento será mais intenso na terça-feira e no domingo.

Para nossas praias, as ondas variam entre leste e nordeste até quinta-feira. Depois, variam entre leste e nordeste, e leste e sudeste. O tamanho das ondas ficará entre calmo e meio metro.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce (topo das nuvens em °C) – dia -20/01/2025 – Hora local: 10:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

A próxima semana será marcada por pancadas de chuva devido às altas temperaturas.

Por Sergey A. de Araújo

Nesta segunda-feira, uma nova frente fria associada a áreas de instabilidade se deslocará pelo estado. Após sua passagem, haverá circulação marítima que, a partir de quinta-feira, associar-se-á a áreas de instabilidade. No domingo, uma nova frente fria passará pela região. Com essas condições, espera-se uma semana com nebulosidade variável, pancadas de chuva e trovoadas isoladas devido à umidade e ao calor.

Observe a imagem de satélite desta noite nebulosidade presente sobre o litoral e áreas de instabilidades sobre o oceano (colorido).

De segunda-feira até domingo, haverá períodos alternados de sol e céu encoberto. A quinta-feira e o domingo serão os dias mais nublados. Há previsão de chuva diária, geralmente à tarde, devido ao aquecimento, com possibilidade de trovoadas ocasionais. Até o momento, não há previsão de chuvas volumosas como as da semana anterior, mas o acompanhamento continuará.

Será uma semana abafada e quente. As temperaturas mínimas ficarão entre 21°C e 23°C, e as máximas entre 32°C e 36°C, exceto na quinta-feira, quando a máxima será de 27°C.

Os ventos serão variáveis. Predominarão as direções de noroeste e nordeste, seguidas pelas direções de sudoeste e sudeste. Na maioria dos dias, a intensidade ficará entre calmaria e brisa leve, com rajadas acima de 35 km/h. Na terça, sexta-feira e domingo, o vento será mais intenso.

Nas praias, as ondas variarão entre as direções leste/nordeste e leste/sudeste, dependendo do local. A altura das ondas em boa parte das praias ficará entre calmo e meio metro.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 17/01/2025 – Hora local: 19:50 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Estações meteorológicas automáticas – Particulares e oficiais

Ilhota – Braço do baú –> ontem: 135,8 mm –> hoje: 23,6 mm

Itajaí – Itaipava –> ontem: 129,6 mm –> hoje: 34,2 mm

Navegantes – centro –> ontem: 82,3 mm –> hoje: 6,6 mm

Brusque – Centro –> ontem: 231,9 mm –> hoje: 52,5 mm

Brusque – Limeira Alta –> ontem: 193,0 mm –> hoje: 49,8 mm

Balneário Camboriú – Nações –> ontem: 202,5 mm –> hoje: 24,1 mm

Balneário Camboriú – Estaleirinho –> ontem: 242,8 mm –> hoje: 43,2 mm

Balneário Camboriú – Laranjeiras –> ontem: 127,4 mm –> hoje: 25,8 mm

Camboriú – São Francisco de Assis –> ontem: 239,8 mm –> 27,4 mm

Tijucas – Bairro Universitários –> ontem: 306,4 mm –> hoje: 40,6 mm

Bombinhas – Bombas/Pluviômetro Cemaden –> ontem: 65,2 mm –> hoje: 3,2 mm

Blumenau – Nova Esperança – 24h – 169,8 mm

Blumenau – Parque Ramiro Ruediger – 24h – 126,6

Blumenau – Nível do Rio – 8h – 1,91 m

Maré astronômica:

Preamar – 4:53h – 0,9
Baixa-mar – 12:42h – 0,4 m
Preamar – 16:41h – 1,0 m

Modelos desta manhã para hoje e amanhã (modelos rodados 00h)

Hoje: 25 mm
Amanhã: 28 mm

Na imagem de satélite observamos novamente circulação marítima com áreas de instabilidade sobre o litoral e oceano.

Na imagem de radar deste início de manhã observamos que os núcleos com chance de chuva na faixa de até 20 mm/h estão entre Itapema, Florianópolis até Laguna.

Tendência de calor e umidade para os próximos dias. Com isso continuarão as condições de chuva com trovoada isolada.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 17/01/2025 – Hora local: 08:00 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Imagem de radar – Canal: Maxcappi – dia 17/01/2025 – Hora local: 08:57 – Sul do Brasil. Fonte: Redemet – Força Aérea Brasileira – Ministério da Defesa – Brasil – modificado por LabClima/UNIVALI.

Hoje uma repórter perguntou sobre o porquê dessas chuvas e a dificuldade de prevê-la

Por Sergey A. de Araújo

A chuva desta madrugada e manhã foi a mistura de circulação marítima com áreas de instabilidade pontuais. A circulação marítima são os ventos que trazem umidade do oceano em direção ao litoral. Neste dia as direções de nordeste, leste e sudeste foram registradas na estação meteorológica do Porto de Itajaí/Univali no molhe do Atalaia. Nós não vemos a evaporação do oceano. Toda vez que a radiação chega na parte superior do oceano, dos lagos, açudes etc., essa energia penetra e esquenta a coluna d’água. Como resposta temos a evaporação. Essas pequenas gotículas se juntam ao ar e o deixam mais leve. A água tem peso molecular menor do que a atmosfera, com isso deixa uma parcela de ar mais leve e por processo convectivo (movimento vertical) sobe condensando e formando nuvens. Quanto mais rápido subir por causa do calor e da umidade mais rápido condensa e geralmente temos a formação de nuvens de exagero vertical. A mais famosa é a cumulonimbus, que traz tempestade entre outras coisas. A água precipitável se concentra na parte baixa e média das nuvens. Na parte alta somente gelo. Dentro das nuvens por causa de componentes químicos, poeiras as gotículas se juntam, ficam maiores e mais pesadas, e pela gravidade temos a precipitação. Dependendo deste processo de calor, umidade, condensação e aglutinação temos quantidades de chuva diferentes. Nesta madrugada e manhã essas nuvens com muita água se deslocaram em parte pelo oceano e uma parte sobre o litoral entre Navegantes, Florianópolis e Palhoça. Tanto que tivemos grande volume de chuva registrado nas estações junto ao mar. Nas estações mais afastadas, menor chuva.

O porquê da dificuldade para prever essas condições? Para a previsão do tempo se usa modelos matemáticos baseados em várias informações do comportamento físico-químico dos atores que atuam como temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica etc. em vários níveis (desde o solo até camadas mais altas). Além disso, o comportamento ou interação desses elementos entre a atmosfera, a terra e o mar. Cada um dando suas contribuições. Assim, um modelo trabalha com essas várias questões. Não temos um modelo único, mas vários. Cada um com uma concepção. Ora diferenciada, ora semelhante. Pesos diferentes etc. Além disso, os modelos trabalham com uma grade (resolução espacial) de informações diferentes. Temos modelos globais, regionais e locais. Um exemplo é o modelo do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) o “COSMOS”. Segundo o INMET é “O Consortium for Small-scale Modeling (COSMO) faz parte de um consórcio de vários países (Alemanha, Suíça, Itália, Grécia, Romênia, Polônia e Rússia), sendo um modelo de predição numérica de tempo não hidrostático e área limitada, que pode ser processado com resolução espacial, por exemplo, de 7 km a 2.8 km”. Com essas diferenças entre concepções de modelos temos diferenças nos prognósticos. O acerto quanto a chuva é semelhante, ou seja, vai chover ou não. A diferença se dá onde e o quanto.

Finalizando. Para darmos conta das diferenças físicas da própria chuva e da modelagem, utilizamos outros instrumentos para uma melhor aproximação com as imagens de satélite e de radares. Um radar calibrado nos dá uma melhor aproximação. Aqui não entrarei nas questões de impermeabilização do solo, assoreamento dos rios etc. Com todas essas variáveis, mais os aspectos geográficos (relevo, latitude, altitude, continentalidade etc.) torna a ciência meteorológica e climatológica desafiadora.

Mapa com alguns pluviômetros de Itajaí e Navegantes. Veja como a chuva se distribui de forma diferenciada.

As chuvas desta madrugada e manhã

Por Sergey A. de Araújo

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 16/01/2025 – Hora local: 09:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal 13 + IR (infravermelho) 10,35 µm com realce da NOAA – dia – 16/01/2025 – Hora local: 09:30 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Observe as imagens de satélite desta manhã fortes áreas de instabilidade pontuais entre o litoral norte e central. Estas áreas em deslocamento, neste momento, atingem a região entre Navegantes e Florianópolis. Veja na imagem panorâmica que a nebulosidade se concentra entre o planalto e o litoral. E a segunda imagem em destaque com áreas de instabilidade (tons de azul).

Nesta quinta-feira choveu até agora (9:50h) em Navegantes (centro) 73 mm, em Itajaí (Itaipava) 52 mm, Brusque (centro) 43 mm. Contudo na estação meteorológica do Porto de Itajaí/Univali 146 mm. Em Balneário Camboriú (Nações) 177 mm e em Laranjeiras 104 mm. Em Camboriú (São Francisco de Assis) 210 mm. Neste momento estamos com baixa-mar. A preamar será às 16:09h com 1 metro.

Esta condição de circulação marítima e áreas de instabilidade se manterão para os próximos dias. É esperado volume menor do que hoje. Para sexta-feira e sábado volumes entre 40 e 60 mm. Isso se dá pela mistura de umidade e calor. O ar com maior volume de água fica mais leve e estas parcelas sobem e condensam mais rápido formando estas áreas mais concentradas com grande precipitação.

Estas condições de chuva com trovoada ocasional permanecerão até a próxima semana. A diferença é que a partir de sábado teremos momentos de céu encoberto e outros com maiores ou menores de sol.

Temperaturas altas até segunda-feira. No período de sexta-feira até segunda-feira, mínimas entre 21/23°C e máximas com maior variação entre 31/34°C. Alguns modelos apontam máxima acima de 37°C para sábado e domingo.

Predomínio do vento nordeste com intensidade entre calmaria e brisa leve com rajadas acima de 30 km/h.

Para nossas praias predomínio das ondas de leste com alguma variação até segunda-feira. Depois entre leste e sudeste. Séries de até 1 metro dependendo do pico. Em várias praias ficará entre liso e meio metro.