Por Sergey A. de Araújo
Nesta segunda-feira, uma nova frente fria associada a áreas de instabilidade se deslocará pelo estado. Após sua passagem, haverá circulação marítima que, a partir de quinta-feira, associar-se-á a áreas de instabilidade. No domingo, uma nova frente fria passará pela região. Com essas condições, espera-se uma semana com nebulosidade variável, pancadas de chuva e trovoadas isoladas devido à umidade e ao calor.
Observe a imagem de satélite desta noite nebulosidade presente sobre o litoral e áreas de instabilidades sobre o oceano (colorido).
De segunda-feira até domingo, haverá períodos alternados de sol e céu encoberto. A quinta-feira e o domingo serão os dias mais nublados. Há previsão de chuva diária, geralmente à tarde, devido ao aquecimento, com possibilidade de trovoadas ocasionais. Até o momento, não há previsão de chuvas volumosas como as da semana anterior, mas o acompanhamento continuará.
Será uma semana abafada e quente. As temperaturas mínimas ficarão entre 21°C e 23°C, e as máximas entre 32°C e 36°C, exceto na quinta-feira, quando a máxima será de 27°C.
Os ventos serão variáveis. Predominarão as direções de noroeste e nordeste, seguidas pelas direções de sudoeste e sudeste. Na maioria dos dias, a intensidade ficará entre calmaria e brisa leve, com rajadas acima de 35 km/h. Na terça, sexta-feira e domingo, o vento será mais intenso.
Nas praias, as ondas variarão entre as direções leste/nordeste e leste/sudeste, dependendo do local. A altura das ondas em boa parte das praias ficará entre calmo e meio metro.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 17/01/2025 – Hora local: 19:50 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.
