Calor com chuva diária até o fim de semana

Por Sergey A. de Araújo

A circulação marítima associada a áreas de instabilidade continuará presente nos próximos dias. Na sexta-feira, um sistema de baixa pressão (ciclone) deslocar-se-á pelo oceano. As condições de calor e umidade prevalecerão nesta semana e na próxima, resultando em tempo instável, com períodos de sol intercalados por chuvas diárias e trovoadas isoladas. Alguns dias apresentarão maior nebulosidade, enquanto outros terão mais incidência de sol. Os modelos meteorológicos indicam que os volumes diários de precipitação serão reduzidos nesta semana, geralmente abaixo de 10 mm, e na maioria dos dias, inferiores a 5 mm/dia. Para a próxima semana, espera-se chuva mais intensa a partir de quarta-feira. O CPTEC/INPE continua apontando a possibilidade de tempestades (severidade nível 1 – comum para a região) nos próximos dias. É importante destacar que, devido ao calor, chuvas convectivas podem ser localmente mais intensas, dependendo do tipo e desenvolvimento das nuvens.

O calor continuará com sensação de abafamento. As temperaturas variarão entre 21/23°C de mínima e 28/32°C de máxima.

O vento será variável. De quarta-feira a sexta-feira, apresentará direções de sudoeste e sudeste. No sábado e domingo, as direções predominantes serão noroeste e nordeste. A intensidade do vento variará entre calmaria e brisa leve, com rajadas que poderão exceder 30 km/h.

Para nossas praias, as ondas variam entre leste e sudeste na quarta e quinta-feira. Em seguida, entre leste e nordeste, com tamanho calmo a meio metro na maioria das praias.

A imagem de satélite desta manhã mostra nebulosidade presente no estado, mais concentrada no litoral devido à circulação marítima.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 29/01/2025 – Hora local: 11:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Avatar de Desconhecido

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário