Por Sergey A. de Araújo
Nesta sexta-feira teremos um sistema de baixa pressão sobre o oceano juntamente com circulação marítima e áreas de instabilidade que se manterão para os próximos dias. Na quinta-feira, uma nova frente fria passará pela região. Com essas condições, continuaremos com calor e umidade que facilitarão a variação na cobertura das nuvens, pancadas de chuva e trovoada ocasional. O alerta para temporais permanece. O volume esperado diário é menor que 5 mm/dia. A partir da próxima quinta-feira, volumes maiores são esperados. É importante ressaltar que é comum em chuva convectiva volumes pontuais maiores, o que vem ocorrendo nos últimos dias na região. Ontem, quarta-feira, tivemos chuvas em Itajaí variando entre 6 e 50 mm dependendo da região. No molhe do Atalaia choveu 72 mm. No bairro Itaipava choveu 7 mm. Em Laranjeiras (Balneário Camboriú) choveu 7 mm. Em Tijucas perto do centro, 32 mm. Isso demonstra a variação espacial associada ao tipo de nuvem e à quantidade de água que carrega. Essas condições permanecerão para os próximos dias. Essas nuvens mais carregadas conseguimos acompanhar por imagens de satélite e de radar. Os modelos apresentam dificuldades de prognóstico para esses eventos. Acertam se choverá, mas o problema é a quantidade, principalmente pontual.
O calor persistirá durante este fim de semana e na próxima semana. As temperaturas mínimas ficarão entre 21/23°C e as máximas entre 30/32°C até domingo. Na próxima semana, máximas entre 31/36°C.
Vento variável. Para os próximos dias, maior frequência das direções de noroeste e nordeste, seguido por sudoeste e sudeste. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve, com rajadas acima de 30 km/h.
Em nossas praias, ondas variando entre leste e nordeste. O tamanho ficará entre calmo e meio metro.
Observe na imagem de satélite a nebulosidade no estado, no oeste, sul e sobre o oceano áreas de instabilidade.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 30/01/2025 – Hora local: 17:10 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.
