Semana começa com calor e termina com temperaturas amenas

Por Sergey A. de Araújo

A semana começa com circulação marítima. Na terça e quarta-feira uma nova frente fria passará pela região. Para quinta e sexta-feira áreas de instabilidade remanescentes da passagem da frente fria junto com circulação marítima. Para o fim de semana estaremos sob a influência de um anticiclone com temperaturas baixas na madrugada. Com essas condições teremos chuva diária. Para o período de segunda a quarta-feira chuva isolada de pequeno volume. Para quinta e sexta-feira chance de chuva mais volumosa. A tendência, sem consenso, é de até 50 mm de chuva para a semana. O sol aparecerá diariamente, mas teremos maior presença das nuvens. Algo parecido com a semana que passou, só que um pouco mais de nuvens. Alguns dias teremos sol pela manhã, outros mais à tarde. Quinta e sexta-feira mais nublados.

A semana começa com temperaturas mais quentes e termina com friozinho na madrugada e início da manhã. As temperaturas mínimas entre 20/21°C com máximas entre 28/33°C até quinta-feira. Para sexta-feira, sábado e domingo mínimas entre 13/16°C e máximas entre 24/25°C.

Vento variável. Maior frequência da direção sudeste com intensidade entre calmaria e brisa leve. Entre sexta-feira e domingo vento mais intenso com rajadas acima de 35 km/h.

Para nossas praias domínio das ondas de leste até sexta-feira. Depois, variando entre leste e sudeste. O tamanho em boa parte das praias ficará entre calmo e meio metro. Para alguns picos séries de até 1 metro. Para sábado e domingo a tendência é de elevação, por causa dos ventos mais intensos, chegando a séries de 1,5 metros em algumas praias.

Observe a imagem de satélite nebulosidade esparsa em nosso estado.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 30/03/2025 – Hora local: 14:00 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Calor com chuva ocasional para os próximos dias

Por Sergey A. de Araújo

Observe a imagem de satélite nebulosidade esparsa sobre Santa Catarina, mais concentrada sobre o planalto e o sul catarinense. Na mesma imagem veja fortes áreas  de instabilidade sobre o sudoeste gaúcho. No decorrer desta quinta-feira avançará pelo nosso estado trazendo chuva e trovoada para algumas regiões. Para os próximos dias teremos atuação da circulação marítima. Na terça-feira uma nova frente fria passará pela região. Com estas condições teremos nebulosidade variável com chuva diária. 

Para este fim de semana e também para a próxima semana teremos diariamente períodos de sol intercalando com momentos de céu encoberto. Alguns dias começarão ensolarados, depois a nebulosidade aumentará com chuva à noite. Outros dias ao contrário com chuva na madrugada. A princípio chuva de pequeno volume. Chuva um pouco mais volumosa para esta noite e madrugada de sexta-feira e para terça e quinta-feira da próxima semana.

O calor continuará para os próximos dias. As temperaturas mínimas ficarão entre 20/21°C e máximas entre 31/34°C.

Vento variável. Até segunda-feira das direções de noroeste e nordeste. Depois maior frequência das direções de sul e sudeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve com rajadas superiores a 25 km/h.

Para nossas praias ondas variando entre leste e sudeste para sexta e sábado. No domingo e segunda-feira predomínio da direção leste. Depois entre leste e sudeste. O tamanho em boa parte das praias ficará entre calmo e meio metro. Para alguns picos séries maiores de até 1 metro.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 27/03/2025 – Hora local: 09:10 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Semana com chuva diária

Por Sergey A. de Araújo

A semana começa com circulação marítima e áreas de instabilidade. Na terça-feira uma nova frente fria passará pela região. Depois teremos circulação marítima com áreas de instabilidade pontuais novamente e outra frente fria se deslocando pelo oceano no sábado. Com essas condições teremos grande variação na nebulosidade com chuva diária e chance de trovoada. Períodos de sol intercalando com momentos de céu com muitas nuvens ou encoberto. Chance de chuva mais volumosas em alguns dias, mas sem consenso entre os modelos.

Observe a imagem de satélite nebulosidade esparsa sobre nosso estado.

Será uma semana quente. As temperaturas mínimas entre 19/21°C e as máximas entre 29/33°C. A exceção será quarta-feira com máxima de 26°C.

Vento variável. Maior frequência das direções de noroeste/nordeste e em segundo das direções de sudoeste/sudeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve com rajadas superiores a 25 km/h.

Para nossas praias ondas variando entre leste e sudeste dependendo do pico. O tamanho dependerá da praia. Para algumas como a praia central de Balneário Camboriú ficará entre calmo e meio metro, outras terão séries maiores. Na quinta-feira alguns picos com séries maiores que 1 metro.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 23/03/2025 – Hora local: 10:50 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Nosso outono de 2025

Por Sergey A. de Araújo

Nesta quinta-feira ensolarada às 6:01h começou nosso outono astronômico (equinócio – dia e noite com mesma duração). Lembrando sempre que o outono é uma estação de transição, ou seja, sua primeira parte tem características do verão e a outra do inverno. Este outono estará sobre a influência da neutralidade climatológica com viés de baixa (próximo da La Niña). Os modelos internacionais apontam esta condição até setembro. Para outubro e novembro a probabilidade para neutralidade e La Niña estarão muito próximas (figura 1). Os modelos internacionais e nacionais indicam um prognóstico muito próximo para precipitação e temperatura. 

Quanto a precipitação teremos duas situações. A primeira, para o trimestre de abril, maio e junho, chuvas na média para abril e junho, e abaixo da média para maio. Os modelos nacionais apontam para chuva na média ou abaixo da média para o trimestre. Anomalias mensais de 10 mm abaixo da média histórica. A média histórica para abril é 125 mm, 122 mm para maio e 110 mm em junho. Esta redução de precipitação em direção ao inverno é uma característica da região sul. Neste ano de 2025 tivemos chuva acima da média no mês de janeiro, mas fevereiro e março com chuva abaixo da média histórica.

Quanto à temperatura, os modelos não apresentam consenso. Os internacionais apontam para temperaturas na média ou acima da média histórica. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta para probabilidade acima da média histórica para abril e abaixo em maio e junho no litoral. Contudo apresenta anomalias 0,2 acima ou abaixo das médias. A média das temperaturas máximas e mínimas revelam o que esperar para o trimestre. Para os meses de abril, maio e junho média das máximas de 26,9°C, 24,1°C e 22,1°C respectivamente. Já para as mínimas os dados são de 18,0°C para abril, 14,8°C para maio e 12,8°C para junho. Neste ano de 2025 tivemos temperatura média abaixo da histórica para o mês de janeiro (0,3°C), calor em fevereiro (1,2°C acima) e 0,6°C acima neste mês de março.

Finalizando no outono temos aumento das geadas, sistemas frontais e nevoeiros. Ótima estação a todos.

Figura 1: Modelo de probabilidade de El Niño Southern Oscillation – IRI ENSO. Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University – EUA.

Nebulosidade variável com chuva isolada para os próximos dias

Por Sergey A. de Araújo

Nesta tarde de terça-feira, áreas de instabilidade se intensificaram e trouxeram chuva forte com trovoada em nosso estado. Observe muitas nuvens sobre Santa Catarina. Na outra imagem há descargas atmosféricas em todo o litoral catarinense.

O volume de chuva foi de 22,9 mm em Camboriú, 29,7 mm em Balneário Camboriú, 36,8 mm em Navegantes e 24,8 mm em Itajaí (Itaipava) e 59,4 mm no ICMBio/CEPSUL. Foi registrado vento de 79,6 km/h no bairro Itaipava (Itajaí) e 52,1 km/h no centro de Navegantes.

Desta quarta-feira até o sábado teremos bons períodos de sol, alguns momentos de céu encoberto com chuva diária isolada de pequeno volume, geralmente na madrugada ou noite. O domingo terá muitas nuvens com chuva ocasional.

Madrugadas e início de manhãs mais frescas e calor à tarde. As temperaturas mínimas ficarão entre 18/21°C e as máximas entre 28/31°C.

Vento variável. Maior frequência das direções de noroeste e nordeste, depois de sudoeste e sudeste. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve com rajadas acima de 30 km/h.

Para nossas praias ondas variando entre leste e sudeste até o início da próxima semana. O tamanho ficará entre calmo e meio metro para algumas praias e outras com séries maiores.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 18/03/2025 – Hora local: 17:00 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Imagem do mapa de raios – dia 18/03/2025 – Hora local: 17:01h. Fonte: Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (RINDAT) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

O tempo para a semana

Por Sergey A. de Araújo

A semana começa com circulação marítima e áreas de instabilidade. Na terça-feira uma nova frente fria se deslocará pelo estado passando aqui à noite e no decorrer de quarta-feira. Depois teremos circulação marítima novamente. Será uma semana de nebulosidade variável com chuva diária de pequeno volume, geralmente na madrugada e noite. A exceção será terça-feira com chuva mais volumosa e trovoada isolada. Nos demais dias, períodos onde o sol aparecerá com força e outros com céu quase encoberto. Alguns dias começarão nublados e depois o sol aparecerá, outros ao contrário, começarão ensolarados com aumento da nebulosidade no decorrer do dia.

Observe a imagem de satélite nebulosidade concentrada entre o planalto e litoral devido à circulação marítima.

Manhãs frescas e calor à tarde. As temperaturas mínimas ficarão entre 18/21°C e as máximas entre 29/34°C.

Vento variável no decorrer da semana. Maior frequência da direção sudeste, depois de nordeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve com rajadas superiores a 25 km/h. Quarta-feira terá rajadas mais fortes por causa da passagem da frente fria.

Para nossas praias ondas variando entre leste e sudeste dependendo do pico. O tamanho ficará entre calmo e meio metro para algumas praias como a central de Balneário Camboriú e séries de até um metro para outras.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 16/03/2025 – Hora local: 17:50 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

O tempo para o final de semana

Por Sergey A. de Araújo

Nesta sexta-feira temos uma frente fria passando pela nossa região. Para o fim de semana e próxima semana teremos atuação da circulação marítima com áreas de instabilidade pontuais. Para esta sexta-feira e sábado teremos a maior presença das nuvens, menores períodos de sol e chuva isolada. A partir de domingo e para a próxima semana teremos maiores períodos de sol com chuva diária de pequeno volume, geralmente na madrugada e noite.

Observe a imagem de satélite nebulosidade concentrada entre o litoral sul e norte devido a circulação marítima e o deslocamento de frente fria.

As temperaturas mínimas ficarão entre 20/22°C e as máximas entre 28/32°C.

Vento variável. Até domingo há maior frequência das direções de sul e sudeste. Entre segunda e quarta-feira da direção nordeste, e depois, da direção sudeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve com rajadas superiores 25 km/h.

Para nossas praias ondas variando entre leste e sudeste dependendo do pico. Em boa parte dos picos o tamanho ficará entre calmo e meio metro. Para alguns séries maiores.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 13/03/2025 – Hora local: 17:10 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Tempo instável nos próximos dias

Por Sergey A. de Araújo

Veja a imagem de satélite e a imagem de descargas elétricas fortes áreas de instabilidade sobre nosso estado avançando sobre o litoral. Estas áreas deixarão o tempo instável para esta noite de terça, quarta e quinta-feira. Condições de chuva moderada e forte com trovoada. Quarta-feira terá chuva mais significativa, prolongando-se até quinta-feira. É esperado volumes superiores a 65 mm. A partir de sexta-feira teremos maiores períodos de sol com chuva diária de pequeno volume, principalmente na madrugada e noite.

Quarta e quinta-feira com temperaturas mais amenas, entre 20 e 26°C. Para sexta-feira, sábado e domingo temperaturas mínimas entre 19/20°C e máximas entre 28/30°C. A próxima semana começará com temperaturas semelhantes entre 20 e 30°C.

Vento variável. Maior frequência das direções de sudeste e sudoeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas superiores a 30 km/h.

Para nossas praias ondas variando entre leste e sudeste na quarta-feira. Depois predomínio das ondas de leste até sábado. No domingo novamente entre leste e sudeste dependendo do pico. O tamanho ficará entre calmo e meio metro. No entanto, há séries maiores em algumas praias.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal 13 IR 10,35 µm (DSA) – dia – 11/03/2025 – Hora local: 16:50 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Imagem do mapa de raios – dia 11/03/2025 – Hora local: 17:15h. Fonte: Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (RINDAT) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Semana começa com tempo instável

Por Sergey A. de Araújo – 09/03/2025

Observe a imagem de satélite uma frente fria no Rio Grande do Sul se deslocando em nossa direção. Passa por aqui no final da tarde ou noite deste domingo trazendo chuva moderada e trovoada. Para segunda, terça, quarta e parte de quinta-feira teremos atuação da circulação marítima associada a áreas de instabilidade remanescentes da passagem da frente fria. Assim teremos o predomínio das nuvens, algumas aberturas de sol e condições de chuva mais volumosas na terça, quarta e madrugada de quinta-feira. Entre esta segunda e quinta-feira os modelos apontam para volumes acima de 60 mm. Para sexta-feira, sábado e domingo períodos de sol, momentos de céu quase encoberto com chuva isolada.

Domingo quente. Neste início de tarde temos temperatura máxima de 31,2°C em Itajaí, 31,1°C em Navegantes, 34,0°C em Camboriú, 35,4°C em Balneário Camboriú e 34,8°C em Brusque. Índice de calor acima dos 40°C. A semana que começa será mais fresca. As temperaturas mínimas ficarão entre 18/21°C e as máximas entre 26/31°C.

Vento variável com maior frequência do vento sudeste até sábado. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas superiores a 25 km/h. Neste domingo, segunda e quinta-feira rajadas acima de 40 km/h.

Para nossas praias ondas variando entre leste e sudeste dependendo do pico. Em boa parte das praias o tamanho ficará entre calmo e meio metro. Séries maiores em alguns picos.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 09/03/2025 – Hora local: 11:40 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Final de semana com mudanças no tempo

Por Sergey A. de Araújo

Para esta sexta e sábado teremos a presença da circulação marítima. No domingo o avanço de uma frente fria associada a áreas de instabilidade. Para a próxima semana atuação da circulação marítima com áreas de instabilidades pontuais em alguns dias. Para esta sexta-feira e sábado bons períodos de sol com chance de chuva isolada na madrugada/início do dia e noite. No domingo a nebulosidade aumentará no decorrer do dia com chuva (moderada/forte) e trovoada a partir do final da tarde. Para a próxima semana teremos um pouco mais de nebulosidade, períodos menores de sol e chuva diária. 

Observe a imagem de satélite deste final de tarde de quinta-feira com poucas nuvens sobre nosso litoral.

Hoje fez calor na região. Em Itajaí (Itaipava) máxima de 31,5°C, Camboriú (São Francisco de Assis) – 31,6°C, Balneário Camboriú (Nações) 35,2°C, Navegantes (Centro) – 31,9°C e Brusque (Santa Terezinha) – 33,7°C. O calor continuará até domingo. As temperaturas mínimas ficarão entre 21/23°C e máximas entre 33/36°C. A próxima semana será mais fresca. As mínimas ficarão entre 18/22°C e as máximas entre 24/30°C.

Vento de nordeste para amanhã e sábado. No domingo vento de noroeste pela madrugada e manhã. A tarde gira para sudoeste e sudeste. Para a próxima semana maior frequência do vento das direções de sudoeste e sudeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve ou suave. Rajadas superiores a 30 km/h.

Para nossas praias ondas variando entre leste e nordeste para sexta e sábado, e no domingo entre leste e sudeste dependendo do pico. O tamanho na maioria das praias ficará entre calmo e meio metro. Séries maiores em alguns picos.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 06/03/2025 – Hora local: 16:50 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.