Por Sergey A. de Araújo
Uma frente fria se desloca pelo oceano entre o Rio Grande do Sul e nosso estado. Para quinta e sexta-feira atuação da circulação marítima. No sábado uma nova frente fria se deslocará por nossa região. No domingo uma massa de ar polar entrará pelo sul do estado. No norte catarinense, áreas de instabilidade remanescentes se intensificarão na segunda-feira sobre o oceano e formarão um ciclone extratropical em alto mar na altura de Santa Catarina. Com essas condições teremos nebulosidade variável até domingo. Alguns dias começarão ensolarados com aumento da nebulosidade, outros ao contrário. Chuva no sábado com trovoada por causa do deslocamento da frente fria. Nos demais dias há chance de chuva fraca bem isolada, geralmente na madrugada e/ou noite. A próxima semana começará com chuva na segunda-feira e depois bons períodos de sol com chuvisco ou nevoeiros. Um friozinho chegará a partir de terça-feira.
Observe a imagem de satélite nebulosidade concentrada entre o norte catarinense e o Paraná, bem como sobre o litoral centro-norte do estado.
Para esta semana temperaturas mínimas entre 17/19°C e máximas entre 26/30°C. Para domingo e segunda-feira temperaturas entre 16/23°C. Depois teremos atuação de uma massa de ar polar com mínimas entre 12/14°C e máximas entre 22/25°C.
Vento variável até sexta-feira entre as direções de noroeste/nordeste e sudoeste/sudeste. A partir de sábado, maior frequência da direção sudeste, e em segundo de sudoeste. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve com rajadas acima de 25 km/h.
Para nossas praias ondas variando entre leste e sudeste dependendo do pico. Séries de até 1 metro para o período de quarta a sexta-feira conforme a praia. Depois a tendência é de baixa.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 15/04/2025 – Hora local: 21:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.
