Chuva diária para a semana

Por Sergey A. de Araújo

A semana começa com circulação marítima e áreas de instabilidade. Parte dessas áreas de instabilidade migrarão para o oceano formando um ciclone que se intensifica e forma uma frente fria na quinta-feira. Para sábado e domingo novamente circulação marítima e áreas de instabilidades. Com essas condições será uma semana com chuva diária. É esperado volumes acima de 60 mm.

Para segunda, terça e quarta-feira o sol aparecerá em alguns momentos, mas uma parte do dia será de céu quase encoberto. Chuva na noite de segunda, madrugada e manhã de terça-feira e noite de quarta-feira. Quarta será o dia mais ensolarado segundo os modelos deste domingo. Para o período de quinta-feira até domingo predomínio das nuvens com chuva a qualquer momento. Chance de trovoada isolada. Esta condição permanecerá no início da próxima semana.

Tivemos frio neste domingo. As mínimas ficaram entre 8/9°C e as máximas não passaram dos 21°C. Esta semana será mais quente. As mínimas ficarão entre 13/16°C e as máximas entre 21/24°C. Quarta-feira será o dia mais quente com máxima entre 27 e 28°C.

Vento variável. Para o período de segunda a quarta-feira maior frequência das direções noroeste, oeste e nordeste. Entre quinta-feira e domingo das direções de sudoeste e sudeste. A intensidade na maioria dos dias ficará entre calmaria e brisa leve com rajadas na faixa entre 20 e 25 km/h.

Para nossas praias predomínio das ondas de leste. O tamanho em boa parte das praias ficará entre calmo e meio metro. Um ou outro pico com algumas séries maiores.

Observe a imagem de satélite nebulosidade esparsa no estado, mais concentrada no oeste catarinense.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 01/06/2025 – Hora local: 18:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Avatar de Desconhecido

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário