Observe a imagem de satélite desta noite de quinta-feira fortes áreas de instabilidade (colorido) sobre o Paraguai, norte da Argentina, Paraná e parte de Santa Catarina. Isto se deve a um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e um cavado em direção ao nosso estado e o Rio Grande do Sul. Estas áreas se deslocarão pelo nosso território associado a uma nova frente fria vinda do sul. No sábado estas áreas se fortalecerão e formarão um ciclone sobre o oceano na altura de nosso estado. No domingo uma nova massa de ar polar chegará ao território catarinense. Condição de tempestade com trovoada e vento mais forte entre a tarde de sexta-feira e manhã de sábado.
Predomínio das nuvens com chuva para sexta e sábado. Condições de trovoada. No domingo teremos bons períodos de sol com chuva isolada na madrugada e noite. Boa parte da próxima semana estará sobre a influência da circulação marítima, com bons períodos de sol diários e chuva fraca ocasional ou isolada, geralmente na madrugada, início de manhã ou noite.
O friozinho voltará no domingo. Para sexta e sábado temperaturas entre 16/26 °C. No domingo entre 11/21 °C. Para a outra semana temperaturas mínimas entre 11/16 °C e máximas entre 19/25 °C.
Vento variável. Para sexta das direções de noroeste e nordeste. Para sábado e domingo das direções de sudoeste, sul e sudeste. Vento mais forte para sábado e domingo com rajadas superiores a 40 km/h.
Para nossas praias, ondas de leste com séries de até meio metro nesta sexta-feira. O sábado começará com ondas de leste e séries de meio metro. A partir da tarde entrada de ondas de sudeste com tendência de elevação. É esperado séries maiores que 1 metro ou maiores que 1,5 metros. Fora da praia ondas entre 2 e 3 metros. Esta tendência se mantém no domingo com mar agitado.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 16/10/2025 – Hora local: 20:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.
