O tempo para o fim de semana.

Uma frente fria se desloca pelo oceano na altura do Rio Grande do Sul. Também temos a atuação de áreas de instabilidade no interior e principalmente na divisa com o estado do Paraná como podemos observar na imagem de satélite desse início de dia. Para os próximos dias teremos a atuação de um anticiclone atuando no oceano junto ao estado gaúcho e áreas de instabilidade atuando junto ao interior do estado e Paraguai. Essa condição facilita a circulação marítima no litoral e até o planalto junto com a umidade das áreas de instabilidade. Os modelos rodados nessa manhã demonstram algumas diferenças. Os modelos internacionais apontam para a continuidade do tempo instável para os próximos 15 dias com chuvas regulares entre fraca a moderadas com totais próximos aos 85 mm. Já os modelos nacionais indicam muita pouca chuva para os próximos 10 dias. Com as chuvas de ontem já precipitou em Itajaí 273 mm, ou seja, 78% acima da média histórica para a cidade.

O tempo para sexta-feira e fim de semana. Nessa sexta-feira sol entre nuvens com nevoeiros isolados nesse início de dia e chance de chuvisco isolado. A temperatura ficará entre 16/24°C. No sábado teremos sol entre algumas nuvens. Chance de nevoeiro e/ou chuvisco na madrugada e a noite. A temperatura ficará entre 16/22°C. Para domingo muitas nuvens, aberturas de sol e chance de chuva fraca ocasional. A temperatura ficará entre 16/21°C. Ventos fracos com rajadas moderadas de até 35 km/h.

Por consenso a próxima semana será de tempo instável. Céu com muitas nuvens, algumas aberturas de sol e condição de chuva ocasional, geralmente de forma fraca. Chance de pancadas moderadas.

Em nossas praias ondas entre leste e sudeste com meio metro. Para a próxima semana ondas entre leste e nordeste com até um metro.

O rio Itajaí-Açu em Blumenau estava com 9,7 metros às 5 horas. No mesmo horário em Brusque o rio Itajaí-Mirim apresentava 5,9 metros.

Em Itajaí conforme a Defesa Civil na estação próxima ao Clube Itamirim estado de emergência com 2,4 metros às 7 horas. Também no ponto da SEMASA no canal retificado com 2,95 metros.

Imagem do satélite GOES 13/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia 23/10/2015 – Hora local: 06:40 – Sul do Brasil.
Imagem do satélite GOES 13/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia 23/10/2015 – Hora local: 06:40 – Sul do Brasil.

Fonte: RAMSDIS Online – Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmosphere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s