Semana com nebulosidade variável e diminuição do frio.

Mais uma manhã gelada em Santa Catarina. Os termômetros marcavam às 5 horas temperaturas entre 0/5°C no oeste, entre -3/0°C no planalto norte, na serra entre -4/2°C, entre 4/9°C no litoral sul, entre 5/7°C no litoral centro-norte. Na nossa região temperaturas de 4,6°C às 6 horas em Camboriú e em Itajaí foi de 5,5°C. Falando em frio, no domingo tivemos a menor temperatura desse ano, e dos últimos 6 anos na região, com mínima de 2,8°C em Itajaí. Menor que essa temperatura somente em 2013 com 1,3°C. A mínima absoluta para Itajaí no mês de julho é 0,2°C em 1982.

A massa de ar polar que esta sobre nosso estado se desloca para o oceano, e assim haverá uma diminuição gradativa do frio no decorrer da semana. Ainda continuaremos sob a influência dessa massa de ar polar. Na quinta-feira uma frente fria se deslocará pelo oceano entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina sem grandes alterações no tempo, somente na nebulosidade. Chuva somente no domingo. Observe a imagem de satélite desse início de dia nebulosidade concentrada sobre o oceano.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia -08/07/2019 – Hora local: 06:40 – Sul do Brasil. Fonte: RAMSDIS Online – Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmospere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.

Semana de nebulosidade variável. Dessa segunda-feira até domingo teremos sol intercalando com alguns períodos de maior presença das nuvens. Alguma chance de chuvisco bem isolado na noite de sexta-feira, e chuva na noite de domingo, por causa da chegada de uma nova frente fria na região.

O frio dará uma trégua. As mínimas aumentarão no decorrer da semana e ficarão entre 8/16°C. Mais frio no início da semana e mais quente no fim. As máximas ficarão entre 17/25°C no mesmo modo, ou seja, calor mais para o fim de semana. Os ventos predominantes na semana serão de sudoeste e sudeste fracos com rajadas médias menores que 25 km/h.

Em nossas praias ondas com variação entre leste e sudeste dependendo da praia. Para a Brava (Itajaí) ondas de leste com até meio metro com tendência de baixa. Para Gravatá (Navegantes) ondas de sudeste com 1 metro para hoje e amanhã e depois tendência de baixa. Em Balneário Camboriú ondas entre leste e sudeste com 1 metro para hoje e amanhã e depois tendência de baixa. Para o Plaza (Itapema) ondas de entre leste e sudeste com até meio metro com tendência de baixa.

Fora da costa ondas para hoje com até 3 metros, mas com tendência de baixa para amanhã e depois. Assim também inibi os alagamentos que ocorreram na semana passada e nesse fim de semana por causa da maré meteorológica/astronômica.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s