Tempo instável para esse final de semana. O verão começará nesse domingo.

Hoje temos de um lado circulação marítima, e de outro áreas de instabilidade avançando pelo interior. No sábado uma nova frente fria se deslocará em direção ao estado, passando entre a noite de sábado e o domingo pela nossa região. Essas condições trazem pancadas de chuva para hoje e sábado, e chuva para o domingo. Observe a imagem de satélite desse início de dia nebulosidade concentrada entre o planalto e o litoral.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Visível – dia 20/12/2019 – Hora local: 06:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

Sexta-feira e sábado de sol entre nuvens com pancadas de chuva ao final da tarde e noite dessa sexta-feira, na madrugada e noite de sábado. O domingo será de muitas nuvens e chuvoso. Para a semana de natal teremos pouca chuva, geralmente de forma isolada nas noites ou madrugadas. Grande variação na nebulosidade, ou seja, períodos de encoberto ao predomínio do sol.

As temperaturas para esse final de semana ficarão entre 19/30°C. As mínimas entre 19/21°C e as máximas entre 26/30°C. Ventos variáveis com rajadas fortes no domingo pela passagem da frente fria. A próxima semana será quente. Teremos um refresco na segunda-feira, mas depois máximas entre 28/31°C.

Em nossas praias ondas de leste para esse final de semana com altura média de meio metro. Para a próxima semana ondas variando entre leste e sudeste dependendo da praia. Para segunda e terça-feira picos de 1 metro, um pouco acima. Depois tendência de baixa para menor que meio metro.

O Verão

O verão começará nesse domingo à 1 hora e 19 minutos. Lembrando que é o verão astronômico com o solstício de verão, onde teremos o dia mais longo do ano. O verão climatológico começou com o mês de Dezembro.

A previsão para esse verão será informada pelos grandes institutos nessa tarde de sexta-feira. Pelos modelos do final de novembro teremos chuvas na média e levemente abaixo da média para os meses de janeiro e fevereiro. As temperaturas serão acima da média histórica como vem ocorrendo.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s