Semana de tempo instável.

Hoje uma frente fria se desloca em direção a região sudeste. Depois circulação marítima associada a áreas de instabilidade. Na sexta-feira uma nova frente fria se deslocará pelo estado, passando por nossa região na madrugada de sábado. Assim será uma semana de muitas nuvens com chuva até manhã de sábado. Falando em chuva, o mês de maio terminou com chuva bem abaixo da média, 24% do que era esperado. Para essa semana os modelos nacionais indicam 40 mm de chuva, e os internacionais de até 75 mm. Vamos torcer para que os prognósticos se confirmem, para amenizar um pouco nossa estiagem. Enquanto isso, economize água. Observe a imagem de satélite muitas nuvens sobre o estado.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia -01/06/2020 – Hora local: 06:50 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

Semana de muitas nuvens. Dessa segunda-feira até manhã de sábado predomínio das nuvens. Chuva para essa segunda, terça, quinta, sexta-feira e madrugada/início de manhã de sábado. Sol com nuvens para tarde de sábado, e predomínio do sol no domingo.

Essa semana não fará tanto frio como na semana passada, mas a sensação de frio estará presente pela umidade e temperatura. As mínimas ficarão entre 13/17°C e as máximas entre 20/23°C. Vento de sudeste predominando até quinta-feira. Na sexta-feira a parte de sábado direções entre leste e nordeste. Com a passagem da frente fria entra o oeste e sudoeste. Rajadas mais fortes na sexta-feira e sábado, superiores a 40 km/h.

Ondas variando entre sudeste e leste conforme a praia. Séries de até 1 metro para Navegantes e Balneário Camboriú, e meio metro para Itajaí (Brava). Tendência de alta para o fim de semana com séries de 1,5 m.

Fora da costa agitação marítima para essa tarde e terça-feira. Nova agitação marítima para o fim de semana, por causa da passagem da frente fria, com condições de ressaca pontual e alagamentos devido a maré meteorológica associada com a astronômica de sizígia (lua cheia).

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s