Semana de grande variação na nebulosidade com chuva isolada.

Hoje temos uma frente fria deixando o estado em direção a região sudeste. A partir de amanhã estaremos sob a influência de um anticiclone, com seu núcleo sobre litoral argentino, uruguaio e gaúcho, que facilitará a circulação marítima sobre o litoral. Com ela teremos grande variação na nebulosidade com chuva fraca isolada. Na sexta-feira áreas de instabilidade vindas da região sudeste, pelo oceano, se aproximarão do litoral norte trazendo chuva mais significativa em forma de pancadas. Os modelos atuais apontam chuvas entre 80 a 110 mm para os próximos 10 dias com os maiores volumes para a próxima semana.

Hoje começou o verão astronômico (solstício de verão onde o dia tem a maior duração) às 7 horas e 2 minutos. Esse verão estará sob a influência da La Nina (figura 1). Para a região sul de forma generalizada traz estações mais frescas e com chuva mal distribuída, no espaço e tempo. Os modelos indicam para o trimestre de janeiro, fevereiro e março chuva e temperatura dentro da normalidade. Somente para março alguma chuva acima da média. As temperaturas esperadas para essa estação ficarão entre 21/29°C. O mês de janeiro é mais chuvoso para nossa região com volumes acima de 230 mm. O vento de nordeste tem maior frequência em janeiro e o de sudoeste para fevereiro e março. A umidade relativa média superior a 83%.

Observe a imagem de satélite desse início de manhã muitas nuvens sobre Santa Catarina por causa do deslocamento da frente fria. Assim nessa segunda-feira teremos muitas nuvens e chuva a qualquer momento. Entre terça-feira e domingo grande variação na nebulosidade. Períodos de muitas nuvens, e nesses momentos, maior chance de chuva fraca e isolada, intercalando com momentos onde sol predominará. Volume pequeno de chuva entre terça e sábado. A partir de domingo voltarão as pandas de chuva com trovoada.

Será uma semana com temperaturas um pouco mais baixas. As mínimas ficarão entre 18/21°C e as máximas entre 27/31°C. maior calor, acima dos 30°C, na sexta-feira, sábado e domingo.

Os ventos de sudeste e leste terão a maior frequência nessa semana. Intensidade entre calmaria a vento suave. Rajadas mais fortes nesse segunda-feira acima de 40 km/h. Para o resto da semana rajadas médias inferiores a 30 km/h.

Em nossas praias ondas variando entre sudeste e leste conforme a praia. O tamanho médio ficará em meio metro. Algumas praias terão séries maiores próximas de 1 metro.

Fora da costa agitação marítima para hoje, amanhã e quarta-feira com ondas entre 2 a 3 metros. Restrição para embarcações de pequeno porte.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s