Calor, sol, pancadas de chuva com trovoada isolada para semana.

Observe a imagem de satélite desse início de manhã nuvens esparsas sobre Santa Catarina. Nos próximos dias teremos uma mistura de circulação marítima no litoral, áreas de instabilidade e um sistema de baixa pressão se deslocando pelo oceano em direção ao Uruguai. A Marinha do Brasil classifica esse sistema como uma “Depressão subtropical”. No sábado esse sistema se mistura com outra baixa pressão, vinda da Argentina, e formará uma nova frente fria entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, se deslocando pelo oceano. No domingo uma alta pressão (massa de ar polar) atuará sobre parte da região sul, trazendo temperaturas mais amenas na madrugada e início do dia.

Todos esses sistemas atuando durante a semana, deixarão o tempo como nos últimos dias. Sol durante boa parte do dia. Nebulosidade mais concentrada na madrugada e ao final da tarde e noite. Condições de chuva principalmente na madrugada e ao final da tarde e noite com trovoada isolada por causa do aquecimento diurno. Lembrando que a chuva e a trovoada podem ser mal distribuídas espacialmente, como vem ocorrendo nos últimos dias. Chuva mais intensa até com granizo em alguns locais, outros somente chuva fraca, outras só relâmpagos.

O calor continuará com máximas diárias acima dos 30°C, chegando em alguns dias aos 35°C. Falando em calor máxima de 34,7°C no sábado, e de 35,1°C no domingo, em Camboriú. Amplitude térmica de 14,5°C e sensação térmica de 43°C. Em Itajaí um pouco mais fresco com máximas no mesmo período de 31,2/31,9°C.

As temperaturas mínimas para a semana ficarão entre 18/20°C e as máximas entre 29/35°C. Mais fresco para o fim de semana.

O vento das direções noroeste, sudoeste e sudeste terão maior frequência nessa semana. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve. Rajadas médias inferiores a 35 km/h.

Ondas variando entre as direções de sudeste e leste conforme a praia. Tamanho médio de meio metro. Dependendo do pico, séries maiores ou menores.

Fora da costa sem agitação marinha. Ondas entre 1 a 2 metros.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s