Semana de tempo instável.

A semana começa com circulação marítima no litoral e áreas de instabilidade pelo interior. Na quarta-feira teremos um sistema de baixa pressão (ciclone) sobre o oceano, na altura de Santa Catarina, que formará uma nova frente fria. Depois, circulação marítima no litoral. No domingo áreas de instabilidade avançarão pelo estado. Na terça-feira da semana que vem uma nova frente fria. Com esses sistemas atuando será uma semana instável com a presença constante das nuvens a partir de terça e calor até quarta-feira. Os modelos atuais apontam muita chuva a partir da próxima segunda-feira, observaremos se esse prognóstico se manterá. Observe a imagem de satélite desse início de manhã nebulosidade concentrada no oeste catarinense.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do visível – dia -03/01/2022 – Hora local: 08:00 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

Segunda-feira com sol, aumento da nebulosidade e chuva ao final da tarde ou noite. Chance de trovoada isolada. Entre terça e quinta-feira maior presença das nuvens com chuva ocasional, principalmente nas tardes e noite. Chance de trovoada isolada. Para sexta-feira e fim de semana momentos de sol com outros de muitas nuvens. Chuva isolada na sexta e sábado, e ocasional no domingo. Por enquanto muita chuva para segunda e terça-feira da próxima semana.

A semana começa com calor. Para hoje máxima de até 35°C. Para terça e quarta máximas de até 33°C. Entre quinta-feira e sábado máximas de até 28°C. Domingo mais fresco com temperaturas entre 19/25°C.

Ventos entre noroeste e nordeste até a tarde de quarta-feira. Depois predomínio do vento de sudeste. Intensidade entre calmaria e brisa leve até quarta-feira. Depois o vento ficará mais intenso. Rajadas fortes entre quinta e sábado (entre 65 e 40 km/h).

Em nossas praias ondas com predomínio da direção de leste, alguma variação conforme o pico até sábado. Para o domingo entre sudeste e leste. O tamanho ficará entre liso e meio metro até quarta-feira. Depois, tendência de alta com ondas de até 1 metro. Em alguns picos séries maiores que 1 metro.

Início de semana sem agitação marítima. Agitação marinha a partir de quinta-feira.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s